Colaboradores - Rosana Cardin

Onde foi parar o 13º andar?

14 de Março de 2023

Para os americanos o número é sinônimo de azar

Se eu disser que o americano é muito supersticioso, você acreditaria? Pois é, eles são! Grande parte dos novaiorquinos acredita que o número 13 traz má sorte. E o medo relacionado a isso tem até nome: triscaidecafobia. 

Essa palavrinha complexa quer dizer aversão ao 13. E isso é levado a sério por aqui. Para se ter uma idéia, apenas 9% dos prédios em NYC possui o número 13. Aqui, é comum ver os painéis numéricos do elevador saltarem do 12º andar para o 14º. Alguns equipamentos já saem da fábrica sem o botão do número 13. 

Foto: Rosana Cardin

Todo esse contexto supersticioso reflete também no mercado imobiliário. O setor é preparado para esse modelo de construção onde 13 vira 14 e segue o restante dos andares normalmente. Portanto, os donos das construtoras já sabem: Se quiserem ter sorte e vender logo seus empreendimentos, é melhor ignorar o número 13. Essa é uma percepção do marketing experiente da cidade que afirma ser mais difícil vender algo no 13º andar. Algumas construtoras utilizam esse andar como sala de máquinas. Mas pessoas por ali, nem pensar! 

Mas se engana quem pensa que isso é senso comum por aqui. Nova York detém os alguns dos prédios mais altos do mundo, e o Empire State Building é um deles. No famoso arranha-céu americano você vai encontrar o número 13 e grande circulação no local. Outro exemplo que passa longe da aversão ao 13 é d a cantora Taylor Swift que tem obsessão pelo 13. O número está no dia de nascimento dela, na mão e nas faixas dos álbuns da cantora. Para ela, 13 é pura sorte. 

Mas de onde vem essa tradição? Essa é a resposta que estou tentando encontrar. Em minhas andanças pela cidade observei que toda regra foge à exceção. Um exemplo curioso é o famoso One World Trade Center – WTC. Nele tem o 13º andar. Entretanto, as antigas Torres Gêmeas não possuíam o temido número. Então, se formos analisar bem, será mesmo que o 13 dá tanto azar assim? E o que pensar sobre o sucesso do IPhone 13 e até grandes produções históricas como Sexta-feira 13? Já a Microsoft parece ceder à ao rito. Pois enquanto escrevo essa matéria, percebi que não há fonte número 13 no Word. E eu nunca tinha observado isso!

Foto: Rosana Cardin

Dentre tantos motivos que os americanos dizem sobre a ausência do 13, uma coisa é certa: o número é o grande vilão da sorte. Ninguém sabe ao certo quando começou a tradição. Mas ela está estampada em diversos arranha-céus da cidade.

E se você estiver viajando por Nova York e observar algum prédio que não tenha esse número, manda pra mim. Por enquanto eu fico tentando entender onde começou essa história que ninguém tem uma explicação lógica a não ser, a SUPERSTIÇÃO!

Comentários
Assista ao vídeo