Cultura -

SP–Arte 2023 estreia novo setor

14 de Março de 2023

Em sua primeira edição, Showcase é curado por Carollina Lauriano

SP–Arte – mais importante feira de arte e design da América Latina – celebra o aquecimento do mercado de arte e design em sua 19ª edição, que ocorre entre os dias 29 de março e 02 de abril, no Pavilhão da Bienal. Com mais de 160 expositores, entre galerias de arte nacionais e internacionais, estúdios de design, editoras, instituições culturais e espaços autônomos, a feira estreia um novo setor, curado nesta edição por Carollina Lauriano

Chamado Showcase e inspirado nos kabinetts, ou gabinetes, o novo setor é uma espécie de exposição que irá se espalhar por treze estandes presentes na feira. Dentro destes espaços, o visitante vai se deparar com uma parede extra ou uma sala, por exemplo, apresentando obras dos artistas selecionados por Lauriano e reunidos sob uma mesma temática.  

A linha curatorial, intitulada Recuperar paraísos: não precisar do fim para chegar, é baseada nas reflexões do pensador martinicano Malcom Ferdinand e busca questionar a cisão entre os movimentos sociais antirracistas e as discussões ambientais e ecológicas – um falso antagonismo herdado pelo colonialismo – e traz à tona possíveis transformações diante de um mundo em colapso. 

“Embora estejamos presenciando mudanças significativas nos últimos dez anos nas discussões identitárias no campo das artes, é preciso evidenciar que já havia uma história em curso, até para entendermos os caminhos trilhados até aqui. O objetivo principal da mostra é ressaltar determinadas narrativas não somente como discussão identitária, mas como a criação de novas perspectivas de existência no mundo”, afirma Lauriano.

Participam do Showcase: Aline Bispo (Luis Maluf), Aislan Pankararu (Galatea), Claudia Andujar (Vermelho),  Emanoel Araújo (Simões de Assis), Frederico Filippi (Athena), Jaime Lauriano (Nara Roesler), Laryssa Machada (Asfalto), Maré de Matos (Galeria Lume), Panmela Castro (Luisa Strina), Rebeca Carapiá (Leme), Rosana Paulino (Mendes Wood DM), Rubem Valentim  (Almeida & Dale) e  Úyra (C.Galeria).

Comentários
Assista ao vídeo