Viver - Saúde

Síndrome de Tourette: Dr. Antônio Geraldo explica a síndrome que afeta Cara de Sapato

13 de Março de 2023

O lutador de MMA Antônio Cara de Sapato relatou que foi diagnosticado com síndrome de Tourette, um transtorno mental, que se encontra na CID 10 - Código internacional de doenças e que não tem cura e causa movimentos involuntários no paciente desde os seus 9 anos de idade. 

“A síndrome é uma condição psiquiátrica sem causa definida, caracterizada por movimentos involuntários e repetitivos. Os tiques podem ser motores ou vocais, incluindo espasmos musculares pelo corpo, repetição de palavras e gestos obscenos. Em alguns casos, o indivíduo pode acabar desenvolvendo outros quadros associados, chamados de comorbidades”, explica o especialista.

Ele relata que os gestos involuntários podem causar afastamento entre o paciente e outras pessoas. “O indivíduo com a síndrome pode, sem querer, repetir gestos obscenos involuntários, o que é chamado de copropraxia. Ela é encontrada entre um e 21% dos casos”, comenta o psiquiatra que hoje é presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). 

Assim como a esquizofrenia e o transtorno de humor bipolar, ainda não está claro para a medicina o que pode desencadear a síndrome de Tourette.
A recomendação de tratamento para o paciente com a síndrome inclui remédios, como antipiscóticos, e terapias, como a Intervenção Comportamental Abrangente para Tiques (Icat).

É um quadro que tem controle, pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Hoje existem intervenções Neurocirúrgicas para os quadros mais graves, com boa resposta. 

Estas pessoas sofrem intensa PSICOFOBIA, este preconceito não é aceitável.

Comentários
Assista ao vídeo