Cultura - Cinema

Oscar 2023: 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' chega ao Oscar com favoritismo

9 de Março de 2023

Michelle Yeoh, é a primeira atriz autodeclarada asiática a concorrer ao prêmio de melhor atriz

Após vencer a 38ª edição do Film Independent Spirit Awards no último sábado (4), ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ chega ao Oscar 2023 com energia de campeão e representatividade. O filme distribuído pela A24, garantiu seu favoritismo ao vencer sete categorias entre elas a de melhor filme e atuação, com Michelle Yeoh. A atriz está concorrendo na categoria de melhor atriz no Oscar e é a primeira atriz autodeclarada asiática a concorrer ao prêmio. Além dela, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu concorrem a melhor atriz e melhor ator coadjuvante.

‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’, recebeu 11 indicações ao Oscar, dessas, 4 são de atuação. Para Dario Félix, professor do curso de Cinema e Audiovisual na São Judas Unimonte. “As quatro indicações ao Oscar em categorias de atuação mostram que o filme tem um elenco eficiente e coeso. As atrizes e o ator constroem suas personagens de um jeito marcante, mesclando bem os tons cômicos e absurdos presentes no longa-metragem”, comenta.

“O filme nos convida a adentrar em um tema tão falado atualmente, o multiverso. Ao longo da narrativa, acompanhamos a protagonista vivenciando uma série de situações que poderiam ter acontecido em sua vida, se ela tivesse escolhido caminhos diferentes. E, com isso, o filme insta os espectadores a refletir: que outras vidas poderíamos ter tido se nossas escolhas tivessem sido outras?”, ressalta Dario.

Manchado pelo estereótipo asiático e práticas como yellowface e whitewashing, o mercado cinematográfico global tem avançado nos últimos anos, mas há muito que ainda precisa ser feito. Um marco histórico foi o Oscar de 2020 que somou 12 indicações à asiáticos na premiação 6 indicações para ‘Parasita’ e 6 para ‘Minari: Em Busca da Felicidade’ e consagrou vitorioso o filme sul-coreano ‘Parasita’.

Esta conquista pode ter marcado um ponto de virada para a academia e isso pode surtir efeito cascata para os demais espaços de cinema da produção aos espectadores. O Oscar 2023 bate recorde de indicados asiáticos em um único filme, são 11 indicações com ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’.

Comentários
Assista ao vídeo