Cultura - Música

Fábricas de Cultura celebram o Mês da Mulher com shows de Izzy Gordon e das rappers Tasha & Tracie

8 de Março de 2023

Programação gratuita acontece nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Ribeira, e inclui shows de MC Luanna com a DJ Livea, da rapper Jas Safira e da cantora Nanda Brandão

Em março, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis - irão destacar a presença feminina na música para celebrar o Mês da Mulher. Toda programação é gratuita e acontecerá nas unidades das zonas Norte e Sul, Diadema e Osasco (Região Metropolitana) e em Iguape, no Vale do Ribeira. Confira os destaques:

Inspirada na história em quadrinhos “Bordados”, de Marjane Satrapi, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco realiza a Oficina de Bordado Livre, que apresentará as técnicas enquanto abre espaço para uma conversa sobre as mulheres na sociedade. A atividade acontece no dia 8, quarta-feira, às 14h30.

Celebrando tanto o Dia Internacional da Mulher (8/03) como o aniversário de 11 anos da Fábrica de Cultura Jardim São Luís, o espetáculo musical Aquilombamento Sonoro: Mulheres no Auto de Libertação reunirá a cantora Izzy Gordon, a banda Pastoras do Rosário e a cantora Luzia Rosa em uma apresentação que visa destacar a força da mulher no dia 10, sexta, às 19h.

A celebração continua na Fábrica de Cultura Brasilândia, no dia 11, sábado, às 13h, com a aula-show Chronos, de Ester Reis, organizada pela ação Ideias e Sons dos Estúdios das Fábricas de Cultura. A cantora irá apresentar suas composições e compartilhar com o público sua trajetória na música e experiências enquanto mulher negra, musicista e artista independente.

No dia 11, às 14h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape recebe lideranças femininas do Vale do Ribeira para uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino nas comunidades tradicionais. Neste encontro, as convidadas abordarão as experiências, reflexões e atuação feminista em suas comunidades. Um pouco mais tarde, às 16h, a rapper Jas Safira realiza a performance Essência Feminina em Forma de Rima, que mescla o cotidiano periférico com a arte contemporânea, na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco. 

O domingo, 12, será animado nas zonas Norte e Sul. Às 15h30 tem show das rappers Tasha & Tracie na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. A dupla, que mistura funk e rap paulista, sobe ao palco para comemorar o aniversário da unidade que completará 11 anos. Um pouco mais tarde, às 16h30, a Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe o Coletivo Samba Rock Nato para um aulão de Samba Rock para Elas e uma roda de conversa sobre a presença feminina no cenário do samba rock.

A equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove a mediação da leitura do livro Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo, de Kate Pankhurst. A obra apresenta personagens femininas protagonistas de suas próprias histórias que ainda influenciam o presente. A atividade acontece no dia 17, sexta, às 10h. No sábado, 18, os maiores de 12 anos poderão celebrar o aniversário de 10 anos da Fábrica de Cultura Jaçanã com shows da MC Luanna e da DJ Livea, que trazem os bailes das quebradas com rap nacional e sound systems para a unidade.

No Capão Redondo, a equipe de Biblioteca aproveita o Mês da Mulher para falar sobre a Copa do Mundo Feminina com a atividade Donas da Bola. No dia 21, terça, às 14h30, o público poderá conhecer mais sobre as boleiras que arrasam dentro e fora de campo, e depois irão confeccionar mini pebolim só com jogadoras.

Também há espaço para o Cine Fábrica que exibirá o filme Chega de Fiu fiu, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 22, quarta, às 14h. A produção narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

Já pelo canal do YouTube das Fábricas de Cultura o público poderá assistir ao show Afluentes da cantora e compositora Camila Trindade, que será transmitido dia 22, quarta, às 17h. Trindade faz referências ao sagrado e à ancestralidade africana e afro-brasileira levando o entendimento da força que envolve a união entre mulheres. 

Misturando pop, rock e sertanejo, Nanda Brandão apresenta o show Das Coisas que Ouvi, Vivi e Escrevi no dia 23, quinta, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Participarão como convidados as musicistas Bruna Thielle e Marília Cruz, da DuoMany, e a baixista Dani Policastro. 

Os fãs de podcast podem adicionar mais um às suas listas: o PodTudo!PodTudo? das Bibliotecas das Fábricas de Cultura. Disponível no Soundcloud com publicação mensal, o podcast debate temas variados. Dia 24, sexta, às 10h, vai ao ar o episódio 33: E eu não sou uma mulher?, em referência ao discurso de Sojourner Truth e do livro de mesmo nome de Bell Hook, sobre os preconceitos sociais enfrentados por mulheres, feminismo e atualidade. 

Outra opção de atividade para o dia 24, mas às 18h30, é a apresentação da cantora Carol Nascimento junto com a banda Boca de Axé, formada por instrumentistas negros, na Fábrica de Cultura Jaçanã. O show irá exaltar a memória ancestral do povo negro por meio batuques, jongos, pagodes, mumunhas, catimbas e das músicas autorais de Nascimento. 

A cultura negra segue em debate na Fábrica de Cultura Brasilândia com a atividade Onde estão as Mulheres Negras no Dia 8 de Março?, organizada pela equipe de Biblioteca, no dia 24, às 14h. A partir do livro “A liberdade é uma luta constante”, de Angela Davis, o público irá refletir sobre o dia 8 de março por meio da luta de mulheres negras.

Em parceria com a Three Green Hearts e a Sabot, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival de Rock Elas na Cena no dia 25, sábado, a partir das 18h. O evento celebra o Mês da Mulher e o Aniversário da Fábrica, além de contar com a participação das bandas lideradas por mulheres: Hatefulmurder, Manager Cadavre e Cras.

Na Região Metropolitana, a Fábrica de Cultura Diadema promove o Festival Afirma Mulher para marcar as comemorações do mês. Dia 26, domingo, das 14h às 18h, o público poderá aproveitar aulas abertas de dança, espaço de bem-estar e estética, espaço kids com intervenção teatral e bate-papos. Entre os destaques estão: aula aberta de Twerk, dança estadunidense de matriz africana ministrada pelo projeto Twerk na Quebrada; e a apresentação de sound system com o melhor do reggae music produzido pela duo Feminine Hi-Fi e por Mumma Powah. Confira a agenda completa no site

O último show do mês será em homenagem ao Dia Internacional da Visibilidade Trans (31/03). Na sexta, às 19h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida Malka Julieta e Venus Garland, referências da música eletrônica, para uma apresentação ao vivo

Serviço: 

Programação gratuita

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Música | Estúdios

IDEIAS E SONS COM ESTER REIS | MÊS DAS MULHERES 

11/3, sábado, às 13h | Livre

Presencial na unidade. 

Literatura

ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS NO DIA 8 DE MARÇO? COM EQUIPE DA BIBLIOTECA
24/3, sexta-feira, das 14h às 15h30 | maiores de 12 anos

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Dança

SAMBA ROCK PARA ELAS

12/3, às domingo, às 16h30 | Livre

Presencial na unidade

Cultura Geral

DONAS DA BOLA COM EQUIPE DA BIBLIOTECA
21/3, terça-feira, 14h30 às 16h

Presencial na unidade.

Música

AFLUENTES DE CAMILA TRINDADE

22/3, quarta-feira, às 17h | Atividade Livre

Online | YouTube

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Literatura

PODCAST PODTUDO!?: EP. 33 E EU NÃO SOU UMA MULHER? 

Com Equipe Biblioteca e Convidada
24/3, sexta-feira, às 10h | maiores de 12 anos

Online | SoundCloud

Música

FESTIVAL AFIRMA MULHER 

26/3, domingo, das 14h às 18h | Livre 

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

Cultura Tradicional

RODA DE CONVERSA: O EMPODERAMENTO FEMININO NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS

Com Arapoty Tekoa, Tatiana Cardoso, Vanessa Honorato e mediação de Kati

11/3, sábado, às 14h | Livre

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Música

ANIVERSÁRIO 10 ANOS DE FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ COM MC LUANNA E DJ LIVEA

18/3, sábado, às 9h | maiores de 12 anos

Presencial na unidade

Música | Estúdios

IDEIAS E SONS COM CAROL NASCIMENTO E A BOCA | MÊS DAS MULHERES 

24/3, sexta-feira, às 18h30 | Livre

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Música

AQUILOMBAMENTO SONORO MULHERES NO AUTO DE LIBERTAÇÃO

Com Izzy Gordon, Pastoras do Rosário e Luzia Rosa

10/3, sexta-feira, às 19h | Livre

Presencial na unidade

Música

ANIVERSÁRIO DA FÁBRICA: FESTIVAL DE ROCK "ELAS NA CENA" [MÊS DA MULHER]

Com Hatefulmurder, Manger Cadavre e Cras 

25/3, sábado, às 18h | Livre

Presencial na unidade

Música

SHOW MALKA JULIETA E VENUS GARLAND | MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

31/3, sexta-feira, 19h | Livre

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Artes visuais

OFICINA DE BORDADO LIVRE COM EQUIPE BIBLIOTECA
8/3, quarta-feira, 14h30 às 15h30 | maiores de 12 anos
Presencial na unidade

Música

ESSÊNCIA FEMININA EM FORMA DE RIMA COM JAS SAFIRA

11/3, sábado, às 16h | Livre

Presencial na unidade

Cinema

CINE FÁBRICA APRESENTA O FILME: CHEGA DE FIU FIU

22/3, quarta-feira, às 14h | Livre

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Música

ANIVERSÁRIO DA FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA COM TASHA&TRACIE
12/3, domingo, às 15h30 | maiores de 18 anos 

Presencial na unidade

Literatura

MEDIAÇÃO DE LEITURA: MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO COM EQUIPE BIBLIOTECA
17/3, sexta-feira, às 10h | Livre
Presencial na unidade

Música

SHOW “DAS COISAS QUE OUVI, VIVI E ESCREVI” COM NANDA BRANDÃO
23/3, quinta-feira, às 15h | Atividade Livre

Presencial na unidade

-------------

Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h, com exceção da unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Comentários
Assista ao vídeo