Colaboradores - Rosana Cardin

Brasileiras que brilharam na semana de moda de Nova York

7 de Março de 2023

Por Rosana Cardin

As maquiadoras Heloísa Evangelista e Martha Noronha fizeram sucesso na NYFW

Já está aberta a temporada da moda Outono/Inverno 2023! Os holofotes se voltaram para um dos endereços mais fashionistas do mundo. Pelas passarelas do Empire State mais de 70 apresentações físicas, onlines e showrooms marcaram a semana de moda de NY que aconteceu em fevereiro. A New York Fashion Week (NYFW) é parada obrigatória para quem ama o universo da moda e não abre mão de saber das novidades. Makes no estilo glam com muito glitter, glow e cores vibrantes revelaram que os anos 70 serão a grande tendência para o que vai acontecer na moda das principais marcas de roupas, calçados, acessórios, maquiagem e cabelo para os próximos seis meses. A NYFW trouxe de volta o glamour da década que ficou marcada pelas inesquecíveis calças bocas de sino. Elas retornam com seus brilhos, bordados e muita cor. São looks que celebram o retorno da moda a um guarda-roupa acessível e totalmente prático.

Da esq. pra direita - Maquiadora Heloísa Evangelista e a Hair Stylist e Maquiadora Martha Noronha | Foto: Nestor Correa

Se nas passarelas nomes como a modelo Tora Bykava (@ttoraaa), que usou peças do famoso estilista Tony Ward, apresenta a tendência da estação, com a maquiagem não poderia ser diferente. Essa é uma peça chave que proporciona beleza a estilos incríveis e tem por objetivo reforçar a tendência criada pelo designer de moda, refletindo e comunicando com os looks. E duas brasileiras foram responsáveis por estampar no rosto e na cabeça das modelos o que o mundo vai aderir no próximo outono/inverno. As meninas dos olhos da NYFW são Heloísa Evangelista e Martha Noronha! Uma dupla que sou fã e que hoje faz parte do seleto grupo de profissionais da semana de moda de NY. O trabalho delas possui a união perfeita entre o luxo e o bom gosto, aliados a muito profissionalismo e amizade. Elas são lindas, talentosas e capazes de unificar a beleza natural da pele ao brilho das sombras e iluminadores e transformar qualquer look em um verdadeiro cenário da beleza. As makes e os cabelos que elas fizeram foram desfiladas por grandes modelos como Naya Berenguer (@nayaberenguer), Cristina Liu (@cristinaliuchen), Ivy Ferreira (@ivy_ferreiraa) e Anastasia Bannichkova (@stasia_bonni). Muitas bocas brilhantes em tons fúcsia, linhas gráficas e o esfumado preto ficaram evidentes. A aplicação de pedras e pérolas ao redor dos olhos carregavam cores vibrantes que chamaram a atenção. 

Uma parceria que deu certo

Heloísa está na sexta edição do NYFW e Martha na primeira. Elas se encontraram há pouco tempo, mas a sintonia de trabalho entre elas é perfeita. Lolô, como é chamada a capixaba Heloísa Evangelista, possui a paixão pelos editoriais de moda, revistas, comerciais e campanhas. Já a paulista Martha Noronha nutre o olhar apaixonado e experiente do universo das TVs, das grandes marcas e dos cerimoniais de casamento. As modelos têm que estar prontas em 15 minutos, e nessa hora entram os 24 anos de experiência da Martha em maquiar grandes nomes da TV brasileira e mais de 800 noivas de alto padrão no Brasil; somados ao olhar criterioso e sensível da Lolô, que está há quase 20 anos no mercado internacional da moda e acumula no currículo passagens pela semana de Moda de Paris e Milão com destaques em editoriais como na conceituada revista Forbes. Foi justamente essa soma de experiências tão diferentes que permitiu a elas tanto sucesso no NYFW.

Heloísa Evangelista | Foto: Nestor Correa

Heloísa (Lolô): um ícone da maquiagem no cenário internacional

Quando você vê a foto de uma modelo na revista não imagina que por trás daquele momento há tanta sensibilidade, técnica, bons materiais, experiência e claro, muito talento profissional. Ser maquiador no Brasil é muito diferente de ser maquiador fora. No mercado internacional, além de ter muita experiência, bom currículo e trabalhos publicados, há a barreira da língua, a permissão de trabalho e às vezes preconceito por ser imigrante. “Entre idas e vindas fixei meus pés em Nova York aos 21 anos. E embora eu tenha cidadania americana, meu começo não foi fácil. As pessoas sempre preteriram o imigrante. Aqui é importante para o maquiador ser representado por alguma agência ou pertencer a um grupo de profissionais escolhidos pelo fotógrafo para que tenha acesso aos grandes eventos e editoriais”, explica ela. 

Lolô é consultora de beleza e skincare na Sephora Soho em NY e possui um vasto conhecimento às grandes marcas de produtos de beleza, além de ser muito respeitada nesse universo. Seu interesse pela maquiagem começou aos 15 anos quando foi modelo da Ford Model no Brasil. Foi aí que o amor pela profissão ganhou espaço na vida dela. Mas foi em 2019 que veio o grande boom na carreira. “A paixão e a volta ao mercado aconteceram em 2019 no começo do ano quando fiz o curso de maquiagem aqui em NY e passei a ser certificada. A partir daí meu foco total e investimento foi somente na maquiagem e em estudos com grandes nomes do mercado americano como Danessa, Myricks, James Molloy, e entre outros”, explica.

O resultado de tanta dedicação está publicado nas páginas de revistas importantes como Glamour, Harper’s Bazaar, L’OFFICIEL, Elle, Vogue, Cosmopolitan, Marie Claire, WWD, Hypperbeast, Malvie, Flanelle, Moevir entre muitas outras. Durante o NYFW os pincéis da Lolô ilustraram os looks de Patrícia Fields, a designer da série Sexy and the City, Emily in Paris e outras séries de sucesso nos Estados Unidos, como One Off da designer Patrícia Vo. A lista é extensa. Cynthia Rowley, Christian Cowan, A’Kay Little John e Mia Vesper, também experimentaram o glamour das cores de Lolô.

Martha Noronha | Foto: Nestor Correa

Martha Noronha: A perfeição entre Brasil e Nova York

Dona de um talento impecável e muito aclamada no universo das TVs brasileiras essa maquiadora e hair stylist que acabou de pousar em NY já participou de editorias de moda, ensaios, campanhas, feiras de beleza e hoje está no NYFW. As portas do mundo fashion internacional foram oficialmente abertas para Martha Noronha! “Eu vim para NY em busca de novos conhecimentos e a Lolô me proporcionou um mundo de oportunidades maravilhosas. Eu trouxe a experiência do show business e a levei para os desfiles do NYFW”, conta ela.

 

Foram os pincéis, batons e as escovas que levaram Martha a atravessar oceanos e conquistar espaços pela África, Itália, Argentina, Croácia, Espanha e Israel. “O universo da beleza nos proporciona um leque de opções e momentos de alegria como festas, formaturas, desfiles, revistas, cinema e teatro! Precisamos apenas estar atentos às oportunidades que a vida nos oferece. E para quem ama o universo da beleza, o céu é o limite”, comenta Martha. E foi pela busca de oportunidades que ela começou a dar os primeiros passos na moda. Essa conexão com a beleza a levou para as mais importantes agências e produtoras brasileiras. Martha construiu carreira exibindo seu trabalho para Plinio Peloso, então supervisor de maquiagem da Globo, SBT e Record. E foi nessa última que ela passou a maior parte de seu caminho profissional. O trabalho dela já esteve em rostos e cabelos de famosos como Isabela Fiorentino, Eliana, a estilista Lethicia Bronstein e Ana Paula Siebert Justus, entre outras estrelas do Brasil e exterior. Esteve ao lado de Netinho, Boris Casoy e nas longas madrugadas do programa Fala que eu te Escuto, da Record.

Maquiador não tem vida social no início da carreira. Se tivermos que chegar de madrugada, lá estaremos. Nada é fácil, tudo tem um preço quando queremos alcançar um objetivo. Precisa haver renúncias e avaliar o quanto se está disposto a abrir mão para alcançar um sonho. E os 4 pilares que me levaram a chegar até aqui foram: saúde, fé, foco e ação”, recorda Martha.

Atualmente ela divide o tempo entre Brasil e Nova York e comanda uma equipe de 9 profissionais brasileiros. Além disso, Martha possui uma concorrida agenda de noivas que disputam um espaço para maquiar diretamente com ela.

E quem imaginava que toda essa parceria teria início com um clique em uma foto do Instagram? A rede social foi a responsável por juntar essas duas. “Eu estava na internet olhando algumas coisas quando vi uma foto da Lolô onde ela usava uma make que me chamou atenção. Aquele estilo fashion com cores vibrantes ao redor dos olhos somado às pérolas e pedras me encantou; principalmente porque uso muitas pérolas nas noivas que produzo. Entrei em contato com ela naquele momento e começamos a conversar. E para minha surpresa a Lolô me respondeu rápido e foi muito receptiva e agradável. Eu não imaginava que daquele despretensioso clique surgiria uma parceria de trabalho tão especial e grandiosa na minha vida. Trabalhar com a Heloísa é viver momentos de tranquilidade e aprendizado. Ela está sempre disposta a ajudar e a ensinar. É uma verdadeira aula de conhecimento”, revela Martha.

E foi durante esses inúmeros bate papos que as duas se encontraram em NY e não desgrudaram mais. “Lembro como se fosse hoje. A Martha foi me encontrar no trabalho e saímos para um café. Durante nossa conversa descobri que a viagem dela a NY era apenas pessoal, então ela não estava com a maquiagem para trabalhar. E como nossa afinidade já havia sido construída antes, era mais que natural ajudá-la a montar um novo kit de trabalho. Trabalhar com a Martha me deixa segura. A gente se entende no olhar. É um mix de companheirismo, profissionalismo, descontração e um exemplo de amor pela maquiagem e empoderamento”, descreve Heloísa.

Agora me conta: quem aí não ficou com vontade de passar pelas mãos dessas divas? Se tal como eu essa também for a sua idéia, prepare-se para investir cerca de mil dólares em um editorial de moda com cada uma delas. Mas sabe de uma coisa? Estar no meio dos melhores do mundo não tem preço.

Comentários
Assista ao vídeo