Business -

Inserida em setor de maioria masculina, a HM Engenharia possui 47% de mulheres líderes na empresa

7 de Março de 2023

No mês da mulher, a empresa evidencia a ocupação feminina crescente nos espaços com predominância masculina

Foto: Pexels/ Divulgação

O gênero feminino ainda é minoria nos postos de trabalho do setor de construção civil. Atualmente, são 86,3% de homens, ante 13,6% de mulheres, registrados no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Embora os números totais de mulher no segmento ainda representam um número abaixo de 20% do total, muitos estudos e pesquisas apontam um crescimento significativo nos últimos anos. Frente a isso, a HM Engenharia, construtora que atua com empreendimentos completos e está presente em mais de 120 cidades do Estado de São Paulo, já está à frente do mercado e evidencia essa conquista no Dia Internacional da Mulher.

Atualmente, a HM possui um total de 887 funcionários próprios, destes, 34% são mulheres, porcentagem bem acima da média do setor. Quando se fala dos cargos de gestão, coordenadores, gerentes, diretores, presidente e conselho, o número é ainda mais expressivo, 47%, quase a metade, já é composto pelo gênero feminino.

O mercado como um todo caminha para a ocupação desse espaço ser cada vez maior, segundo dados recentes do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), ano base de 2020, houve um aumento de 5,5% de cargos com carteira assinada ocupados por mulheres. Um aumento de 205.033 postos, em 2019, para 216.330 em 2020. Outros dados do MTP revelam também que a participação feminina na construção civil cresceu por volta de 50% nos últimos anos. Os cargos ocupados estão nos mais variados setores, seja nos escritórios de engenharia ou nos canteiros de obras.

Outro ponto que coloca a HM nessa mesma direção, é em relação aos salários e ações na empresa. A premissa básica é a equidade nas práticas de remuneração e benefícios para homens e mulheres, licença maternidade e paternidade estendida, programa de gestantes e campanhas de conscientização sobre outubro Rosa e agosto Lilás, além de comunicados em datas comemorativas que empoderam e incentivam as mulheres no setor da Construção Civil.

"A diversidade de gênero nas empresas, especialmente em cargos de liderança, devem ser sempre incentivados e explorados já que os benefícios de ter mulheres inseridas no mercado de trabalho são grandes.

Uma equipe diversa supera os índices de performance no mercado e institutos de pesquisa já comprovaram que a parcela feminina de liderança atua com medidas mais consistentes, trazendo o bem-estar das suas equipes, gerando pertencimento e ampliando a colaboração." Afirma Jordana Albuquerque, Diretora de Gente e Gestão da HM Engenharia. Ela ainda completa: "Para a Organização Internacional do Trabalho, 60% das empresas não atingem a meta mínima de 30% da liderança feminina."

"Olhando para a HM, fico feliz e orgulhosa com a nossa diversidade nos cargos de liderança. Contar com 47% de líderes femininas é um número expressivo e muito importante. Nossa pesquisa de engajamento comprova que os colaboradores se sentem seguros em serem exatamente quem são: nossa nota foi 89/100 e isso só reafirma os benefícios da nossa pluralidade", finaliza Jordana.

Sobre a HM Engenharia

Há mais de 46 anos, a HM Engenharia, uma empresa do Portfólio Mover, trabalha para transformar o sonho da casa própria em realidade para milhares de famílias. É reconhecido o valor do primeiro imóvel para as pessoas, por isso é comemorado cada empreendimento como um marco na história de vida dos clientes. Eles estão no centro do negócio, sempre prezando pela excelência no atendimento e a tecnologia como parte do DNA da empresa.

Desde que a história começou, já foram projetadas e construídas mais de 140 mil unidades habitacionais, estando presente em mais de 120 cidades do país. A construtora trabalha com empreendimentos completos, etapa por etapa: da concepção da planta aos últimos detalhes do acabamento.

Comentários
Assista ao vídeo