Cultura - Música

Especial Dominguinhos 80 leva homenagem a ícone da sanfona para o YouTube

7 de Março de 2023

Artistas de diversas gerações como Elba Ramalho, Mariana Aydar, Anastácia e Mestrinho cantam clássicos do saudoso mestre. Programa inédito será exibido às 20h em 11 de março no YouTube

Como forma de reverenciar a obra de Dominguinhos e em homenagem aos 80 anos do artista que dominou com maestria a sanfona para cantar e tocar ritmos da música popular brasileira, o Projeto Memória Brasileira apresenta o programa especial Dominguinhos 80.

O programa foi gravado em 2022, no Teatro Vivo, em São Paulo, e será exibido no canal do Projeto Memória Brasileira no YouTube no dia 11 de março, às 20h. Quem interpreta as canções do mestre são Mariana AydarLiv Moraes e Cosme VieiraMestrinho e Lulinha AlencarElba Ramalho e Anastácia, artistas que tiveram forte ligação com Dominguinhos. E, também, Luísa Maita e Tiganá Santana, ambos admiradores do homenageado, mas que trilharam outros caminhos musicais e, aqui, trazem seu olhar pessoal para esta obra.   A direção musical é de Myriam Taubkin, que também é fundadora do Projeto Memória Brasileira, criado para desenvolver ações de valorização da música brasileira, e a direção de arte, de Gabriel Fontes Paiva, que pertence ao Projeto há 19 anos.

Os cantores foram acompanhados por uma banda formada por Cosme Vieira (voz e sanfona), Guegué Medeiros (percussão e bateria), João Taubkin (baixo elétrico), Salomão Soares (piano) e Zé Pitoco (zabumba, sax alto e clarinete), afora convidados muito especiais. A duração é de 70 minutos.

Para fazer a curadoria das músicas do espetáculo, especialmente três critérios foram levados em conta, segundo Myriam Taubkin. “Achamos importante que houvesse clássicos, músicas instrumentais – que retratam a enorme versatilidade de Dominguinhos - e canções menos conhecidas do artista”, explica a diretora musical. Foram selecionadas 14 canções. Entre elas, estão Só quero um xodóSanfona sentida e Ter você é ter razão. Há também duas músicas compostas em homenagem ao artista.

“Escolhi o que era mais expressivo em cada um, os momentos mais cativantes de cada atração. Além disso, há momentos mágicos da banda acompanhando os cantores. E também pensamos na dinâmica do programa para que ele ficasse instigante”, conta.

A seleção dos cantores e instrumentistas buscou homenagear a versatilidade do artista que foi José Domingos de Morais (1941-2013). “A concepção do especial era fazer uma homenagem ao Dominguinhos com artistas diferentes. Passamos por caminhos diversos para mostrar quão eclético Dominguinhos era e continua sendo por sua obra”, explica Gabriel Fontes Paiva.

Responsável pela direção artística do especial, ele buscou trazer a presença do artista também por meio das imagens. O fundo do palco reflete, a depender da iluminação, a imagem de Dominguinhos, compondo um jogo de luz e sombras. A escolha do fundo também buscou exaltar a raiz do artista por meio da artesania. “Na direção de arte, fomos atrás de um caminho que o Dominguinhos sempre teve: de uma sofisticação muito grande acompanhada de uma simplicidade”, diz o diretor.

Dominguinhos

Símbolo da música do Nordeste e maior referência da sanfona no Brasil, Dominguinhos é o principal sucessor de Luiz Gonzaga, dando continuidade à sua obra e ampliando as possibilidades do instrumento ao tocar todos os gêneros em todos os espaços possíveis, desde um forró num vilarejo do interior ao palco do Theatro Municipal.

É autor de inúmeros clássicos de nosso cancioneiro, com várias parcerias, entre as quais a de Gilberto Gil, Anastácia, Chico Buarque, Djavan e Nando Cordel. Sua obra admirável é plena de leveza, alegria e poesia, unindo o regional de um Brasil profundo com o que há de mais moderno na música. Embora fortemente ligado às raízes da cultura brasileira, Dominguinhos sempre teve a mente aberta, e incorporou elementos de jazz e outros estilos musicais ao seu jeito de tocar, tornando-se dessa forma um músico respeitado internacionalmente, tanto na carreira individual como acompanhando artistas do calibre de Gal Costa e Gilberto Gil. 

Projeto Memória Brasileira

O Projeto Memória Brasileira foi criado em 1987. Ao longo desses 35 anos, mais de 500 artistas se apresentaram em palcos do Brasil e do mundo. Dentre os espetáculos consagrados, estão Memórias do Piano Brasileiro, Um Sopro de Brasil, Violões, Violeiros do Brasil, Na Mira da Música Brasileira e O Brasil da Sanfona.

As apresentações geraram livros, documentários, programas de TV, composições musicais e partituras. Além disso, há o canal do Projeto Memória Brasileira no YouTube, com muitos destes espetáculos gravados na íntegra. O projeto se tornou referência para a pesquisa de músicos, profissionais, estudantes e interessados na área.

Músicas do especial:

1. Cheguei pra ficar (Dominguinhos/ Anastácia)

2. Contrato de separação (Dominguinhos/ Anastácia)

3. Tenho sede (Dominguinhos/ Anastácia)

4. Meu último São João (Lulinha Alencar)

5. Dominguinhos no parque (Toninho Ferragutti)

6. Retrato da vida (Dominguinhos/ Djavan)

7. Nilopolitano (Dominguinhos)

8. Plantio de amor (Dominguinhos/ Climério)

9. Ter você é ter razão (Dominguinhos/ Climério)

10. Sanfona sentida (Dominguinhos/ Anastácia)

11. Homenagem a Pixinguinha (Dominguinhos)

12Quem me levará sou eu (Dominguinhos/ Manduka)

13. Toque de pife (Dominguinhos)

14. Rio de sonhos (Dominguinhos/ Wally Bianchi)

15. Só quero um xodó (Dominguinhos/ Anastácia)

16. Pedras que cantam (Dominguinhos/ Fausto Nilo)

Artistas que participam do especial (em ordem alfabética)

Alessandro Penezzi, violão de 7 cordas com Elba Ramalho

Anastácia, compositora, cantora

Cleber Almeida, bateria com Elba Ramalho

Cosme Vieira, sanfona, cantor

Elba Ramalho, cantora

Guegué Medeiros, percussão e bateria

João Taubkin, baixo elétrico

Liv Moraes, cantora

Luísa Maita, cantora

Lulinha Alencar, sanfona

Mariana Aydar, cantora

Mestrinho, sanfona

Salomão Soares, teclado

Tiganá Santana, cantor

Toninho Ferragutti, sanfona

Zé Pitoco, zabumba, clarinete, sax tenor

Ficha técnica especial Dominguinhos 80:

Direção musical: Myriam Taubkin | Direção artística: Gabriel Fontes Paiva | Gestão de projeto: Luana Gorayeb | Produção: Gustavo Martins | Iluminação: André Prado e Gabriel Fontes Paiva | Engenheiro de som (P.A. dos espetáculos, mixagem e masterização do programa): Alberto Ranellucci | Captação de vídeo: Tori Produções Visuais | Edição de vídeo: Otávio Amadei | Assistente de produção: Heloísa Andersen | Assistente de som: Hernán Romero | Assistente de luz e cenário: Jefferson de Oliveira | Assistente administrativo: Rogério Prudêncio | Designer gráfico: Teresa Maita | Ensaios: Canto da Ema | Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli | Realização: Projeto Memória Brasileira.

Gravado no Teatro Vivo, S. Paulo, em maio e junho de 2022.

Exibição do especial Dominguinhos 80

Canal Projeto Memória Brasileira - https://www.youtube.com/@taubkinmy

Dia 11 de março, às 20h.

Duração: 70 minutos.

Classificação etária: Livre

Comentários
Assista ao vídeo