Cultura - Música

Fernando e Sorocaba gravam DVD Isso É Churrasco On Fire e levam a moda sustentável para o palco

6 de Março de 2023

A figurinista da dupla conta que os looks usados pelos cantores neste show foram desenvolvidos de forma customizada, visando o reaproveitamento, com retalhos de couro e uso da inteligência artificial

Fernando e Sorocaba

Em um projeto ousado e totalmente inédito no Brasil, Fernando e Sorocaba gravaram no sábado, 4 de março, mais um DVD. Dessa vez eles fizeram o registro audiovisual do Isso É Churrasco On Fire, um show totalmente diferenciado, com pegada gastronômica, e que há meses tem rodado o Brasil com enorme sucesso. A gravação do projeto aconteceu em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, com ingressos esgotados. 

Sempre esbanjando estilo e personalidade nas roupas que usam nos shows, o que pouca gente sabe é que Fernando e Sorocaba se preocupam em evitar o desperdício e são adeptos da chamada moda sustentável, em que tudo se aproveita e se recicla em cima de peças que já existem.

A grande responsável pelos figurinos da dupla é Roze Motta, fashion stylist que trabalha com os artistas há mais de seis anos e está sempre inovando com tendências e novidades que agradam os cantores em cheio. Para o Isso É Churrasco On Fire, Roze priorizou ainda mais a reutilização de materiais e o resultado foi incrível. Além disso, algumas peças foram criadas através da inteligência artificial, tão em voga em vários setores ultimamente.

“Os figurinos foram feitos manualmente, de forma artesanal. Todas as peças customizadas. Iniciamos esse trabalho há cerca de dois meses, e usei muito restos de couros, sobras de jaquetas, por exemplo, coisas que a fábrica iria descartar.

Customizamos os looks com esses pedaços de couro. Reutilizando ao máximo peças que iriam para o descarte, e criando outras novinhas e exclusivas”, explica Roze, que faz questão de ressaltar a parceria com a fábrica Javali Couros, de Tapejara, no Rio Grande Do Sul.

“Eu criei as peças e mandei para lá. A Javali já é parceira nossa, então eles ajudaram muito neste processo da coisa manual, de construir tudo com os pedaços e sobras de couro. Um dos grandes desafios dos looks para esse show foi justamente esse fazer à distância. Depois as peças chegaram aqui para eles provarem e fazermos os acertos. O único pedido do Fernando e do Sorocaba, desde o início, é que fossem peças exclusivas, mas prezando pela reciclagem”, pontua a figurinista.

Atendendo ao pedido, um dos trajes usados por Fernando na gravação do DVD foi uma calça jeans que ele já havia vestido várias vezes, mas Roze deu uma repaginada total justamente com os retalhos de couro, transformando-se em uma peça nova, moderna e estilosa.

“Outra coisa que ele usou, foi um colete feito com pedaços de cinto. Os looks dessa gravação eram coisas que já tinham sido utilizadas, e a gente reinventou e criou algo inédito. A dupla gosta da moda reciclável, da reutilização, de fazer do velho, algo novo, ao invés de comprar uma peça pronta”, detalha Roze Motta. 

“Conversamos com a Roze, que é minha amiga e já trabalha com a gente há anos, sobre o figurino. Para essa produção, buscamos mostrar ainda mais nossa identidade, musicalidade e força do agro através de cada look”, conta Fernando Zor. 

Experiência com Inteligência Artificial

Neste trabalho, uma grande novidade utilizada por Roze, em conjunto com Sorocaba, foi a chamada Inteligência Artificial, através do badalado Chat GPT, para criar duas peças que o cantor usa na apresentação. “É muito legal, usei para fazer um dos looks do Sorocaba. Tem duas peças que criamos a partir de um avatar virtual e reconstruímos na realidade. É uma camisa e uma jaqueta”, conta Roze. 

“Em cima do palco uso chapéu e gosto bastante de camisas, camisetas e botas. Trabalhamos há anos com a Roze, e para esse DVD ela foi ainda mais certeira. As produções traduzem nossa essência, aliada ao poder do Isso É Churrasco On Fire. Gostamos muito de inovar, e agora não foi diferente com o uso de Inteligência Artificial.”, pontua Sorocaba.

Paleta nas cores do agro

Os tons usados dão todo o clima e a ideia que o artista pretende expressar para o seu público. Para a gravação do projeto Isso É Churrasco On Fire, Roze optou por uma paleta de cores que Fernando e Sorocaba já curtem muito usar em seus trabalhos ao longo desses 15 anos de estrada. “Eles gostam de refletir o universo agro, com coisas que remetam ao homem do campo, a terra, plantações. Isso é muito característico da dupla. O agro está inserido de forma marcante no trabalho deles. Então escolhi tons de marrom, bege, preto, verde. São nuances que eles gostam, usam muito e mantive nesse projeto do DVD”. Roze também assina o figurino da banda seguindo a mesma paleta e em harmonia com o grandioso cenário. 

Todo esse trabalho de moda sustentável, exclusividade e inovações elaborado por Roze Motta em breve poderá ser conferido pelos fãs da dupla que não puderam estar presentes na gravação. Isso porque logo, logo o projeto Isso É Churrasco On Fire, com muita música, looks diferenciados e participações especiais como a dupla João Bosco e Vinícius, DJ Chris No Beat, Luan Pereira e Fiorella (nova aposta musical do Fernando e Sorocaba), chegara às redes sociais e plataformas de streaming.

Comentários
Assista ao vídeo