Business -

PIB da construção cresceu 6,9% em 2022

2 de Março de 2023

Mas houve queda de 0,7% no último trimestre, reforçando a expectativa do SindusCon-SP de desaceleração do ritmo de crescimento em 2023

O PIB (Produto Interno Bruto) da construção caiu 0,7% no quarto trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior. Com isso, o PIB do setor no ano passado acabou registrando um crescimento de 6,9%, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2 de março.  

De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, “esperávamos esse incremento de cerca de 7% em 2022, principalmente em função do aumento das obras de edificações residenciais. Já a queda no último trimestre confirma nossa estimativa de que em 2023 deveremos ter uma desaceleração no ritmo de crescimento do setor.”  

Na comparação com o quarto trimestre de 2021, o PIB da construção cresceu 3,2%.  

Desempenho das atividades imobiliárias 

De seu lado, as atividades imobiliárias registraram elevação de 0,7% no quarto trimestre, na comparação com o anterior. Com isso, o PIB deste segmento cresceu 2,5% em 2022. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, houve aumento de 3,2%. 

FBCF e taxa de investimento 

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 2,8%, na comparação com o trimestre anterior. Na comparação com o ano anterior, a elevação foi de 0,9%.  

Já a taxa de investimento ficou em 18,8% do PIB em 2022, ligeiramente abaixo dos 18,9% registrados em 2021. 

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Comentários
Assista ao vídeo