Cultura - Teatro

Mel Lisboa estreia solo Madame Blavatsky

28 de Fevereiro de 2023

Com dramaturgia de Claudia Barral e direção de Marcio Macena, monólogo apresenta ao público a misteriosa figura de Helena Petrovna Blavátskaya, escritora russa responsável pela sistematização da teosofia

Crédito João Caldas

A emblemática trajetória da escritora russa Helena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica, inspirou a criação do solo Madame – Blavatsky – Amores Ocultos, estrelado pela atriz Mel Lisboa, que estreia no Teatro Vivo no dia 15 de março.

O monólogo tem dramaturgia de Claudia Barral e surgiu a partir do contato da autora com a peça “Madame Blavatsky”, de Plínio Marcos. Já a direção é assinada por Marcio Macena.

A dramaturgia brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. Trata-se de uma não-peça, já que propõe ao espectador uma espécie de experiência mística. 

Em cena, o espírito de Helena Blavatsky exige retornar ao teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, para colocar a sua controversa trajetória em pratos limpos. Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público as suas impressões.

A ideia é apresentar ao público essa figura complexa, dinâmica e independente, que foi responsável pela sistematização da moderna Teosofia (que, de maneira reducionista e simples, pode ser definida como o conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento direto dos mistérios da vida, da natureza e da divindade).

Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da ciência e da tecnologia. Helena, então, tornou-se cofundadora da Sociedade Teosófica, que pregava a junção de todos os credos, incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega através da razão.

Assim, ela viveu em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, para desenvolver seus poderes paranormais de forma controlada, a fim de que pudesse servi-los como instrumento para a instrução do mundo ocidental. Lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo arrogante da ciência, e pregou a fraternidade universal.

“Essa personagem única influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, da população comum a estadistas, líderes religiosos, literatos e artistas, e deve mais do que nunca ser conhecida do público. Ela abalou e desafiou de tal modo as correntes ortodoxas da religião, da ciência, da filosofia e da psicologia, que é impossível ficar ignorada. Foi uma verdadeira iconoclasta - ao rasgar e fazer em pedaços os véus que encobriam a realidade”, conta o diretor Marcio Macena.

Blavatsky também se tornou o alvo de ataques e injúrias, pela coragem e ousadia de trazer à luz do dia aquilo que era blasfêmia revelar. Lentamente, os anos se encarregaram de fazer-lhe justiça. Apesar das invectivas, considerava-se feliz por trabalhar "a serviço da humanidade", e deu provas de sabedoria ao deixar que as futuras gerações julgassem a sua magnífica obra.

Sinopse

Madame Blavatsky - Amores Ocultos brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. Em cena, o espírito de Helena Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica, exige retornar a um teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, para colocar a sua controversa história em pratos limpos. Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público as suas impressões.

Ficha Técnica

Elenco: Mel Lisboa

Texto: Cláudia Barral

Direção, Cenografia e Figurino: Marcio Macena 

Iluminação: Ligia Chaim

Gestão e Produção: Morena Carvalho 

Produção: Dani D' Agostino

Figurino: João Pimenta

Fotos Assessoria: João Caldas

Fotos Divulgação:  Hudson Senna

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Serviço

Madame Blavatsky - Amores Ocultos 

Temporada: 15 de março a 31 de maio de 2023, às terças e quartas 20h
*Não haverá sessão nos dias 21 de março e no dia 3 de maio.

Teatro Vivo - Av. Chucri Zaidan, 2460 - Morumbi 

Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)

Vendas online em https://site.bileto.sympla.com.br/teatrovivo 

Bilheteria: (11) 3279-1520 - Horário de funcionamento da bilheteria: 2h antes da apresentação.
Estacionamento no local - Entrada pela Av. Roque Petroni Jr, 1464
Funcionamento 2h antes da apresentação e até 30 minutos após a sessão.

Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

Acessibilidade: Sala acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Comentários
Assista ao vídeo