Viver - Saúde

Não deixe o mau hálito arruinar sua vida social: Saiba como combatê-lo

28 de Fevereiro de 2023

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema que pode ser causado por diversos fatores, desde maus hábitos de higiene bucal até problemas de saúde mais graves. Esse problema é muito comum e pode afetar a autoestima das pessoas, pois pode causar constrangimentos em situações sociais.

A halitose pode ser causada por diversos fatores, entre eles, a alimentação. Alimentos com odores fortes, como alho, cebola e queijo, podem causar mau hálito, além de outros alimentos como pastrami, certas especiarias, refrigerante e álcool. Dietas que não contêm alimentos em quantidade suficiente ou excesso de proteína e falta de carboidrato também podem causar mau hálito, pois o processo de decomposição da gordura pode liberar substâncias químicas que afetam o odor da respiração.

A cirurgiã-dentista, especialista em halitose e periodontia Dra. Bruna Conde comenta que maus hábitos de higiene bucal também são uma causa comum de mau hálito. A falta de escovação e uso do fio dental permite a proliferação de bactérias que causam o mau odor. Restaurações deficientes, implantes e próteses mal adaptadas, saburra lingual, cáseos amigdalianos também podem causar halitose.

“Além disso, o mau hálito pode ser um sinal de alerta de doença periodontal, que é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. A boca seca, também é outra causa comum de mau hálito, pois a saliva ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pela placa e remover as células mortas da boca.” explica Bruna Conde.

Outras doenças e enfermidades também podem causar mau hálito, porém como muitos pensam não são de grande maioria como: infecções respiratórias, diabetes, refluxo gástrico, problemas gastrointestinais, infecções pulmonares crônicas e problemas hepáticos ou renais.

No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir e tratar a halitose.

A Dra. Bruna Conde esclarece que o uso de enxaguantes bucais ou chicletes podem ajudar a neutralizar o mau odor temporariamente, mas é importante lembrar que eles não são uma solução definitiva para o problema. Se o mau hálito persistir mesmo com a adoção de hábitos de higiene bucal corretos, é importante procurar o dentista especialista em Halitose ou médico da área que entenda do assunto para avaliar possíveis causas subjacentes.

Existem outras questões importantes e interessantes sobre o mau hálito que vale a pena serem exploradas. Algumas delas incluem:

  1. A halitose pode afetar a autoestima e a vida social: pessoas que sofrem de mau hálito podem sentir vergonha e constrangimento, evitando situações sociais e comprometendo sua autoestima.

 2. Alguns tratamentos podem agravar o mau hálito: certos medicamentos e tratamentos médicos, como quimioterapia e radioterapia, podem causar boca seca e mau hálito como efeito colateral.

  3. A prevenção e o tratamento da halitose devem ser abordados de forma multidisciplinar: o tratamento do mau hálito pode envolver a colaboração de dentistas, médicos, nutricionistas e psicólogos, dependendo da causa subjacente.

“Embora o mau hálito possa ser um problema embaraçoso e desagradável, existem muitas maneiras de prevenir e tratar a halitose. Se você estiver preocupado com o seu hálito, é importante agendar a consulta com o especialista e evitar medidas caseiras que muitas vezes não resolvem e agravam o problema e comportamento psicológico do individuo .” Finaliza Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra. Bruna Conde - Cirurgiã-Dentista.

CRO SP 102038

"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde."

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.

Comentários
Assista ao vídeo