Cultura - Teatro

Norival Rizzo estrela comédia O Homem e Sua Próstata, que rompe com tabus sobre saúde masculina

27 de Fevereiro de 2023

Indicado a melhor ator por este espetáculo no Prêmio PRIO de Humor, do Fábio Porchat, o espetáculo tem direção de Fernando Cardoso, e foi escrito pelo norte-americano Ed Weinberger. A nova temporada começa dia 3 de março no Teatro Itália Bandeirantes

Crédito: Gal Oppido

Sucesso nos EUA, no Canadá e na Irlanda, a comédia O Homem e Sua Próstata, do premiado autor e roteirista Ed Weinberger (vencedor de 9 EMMYs e 5 Golden Globes), ganha uma adaptação brasileira com direção de Fernando Cardoso e tradução de Augusto Cesar Ofaié. O espetáculo é estrelado por Norival Rizzo e, depois do sucesso no Teatro MorumbiShopping, retorna no dia 3 de março no Teatro Itália Bandeirantes, onde segue em cartaz até 26 de março.

O espetáculo é uma produção da Mesa2 Produções Artísticas (Roberto Monteiro e Fernando Cardoso) e Amálgama Entretenimento (Carolina Vianna). 

Com aval da Sociedade Brasileira de Urologia, a comédia tem a proposta de quebrar tabus a respeito do câncer de próstata e alertar para a importância do exame de toque retal – sobretudo para homens acima de 50 anos. Esse tema é extremamente atual e relevante, uma vez que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e foi responsável por mais de 68 mil novos casos diagnosticados só em 2018.

“Lidamos com um tema que precisa ser tratado com seriedade, mas estamos partindo para o humor. Acho que o humor atinge as pessoas mais diretamente, porque, se usássemos um tom muito sério e trágico, talvez, algumas pessoas se afastassem e nem quisessem ouvir sobre o assunto. Conheço muita gente que não pode nem ouvir falar a palavra câncer. Queremos que os homens tenham mais acesso à informação sobre a doença e possam cuidar da sua saúde”, comenta o ator Norival Rizzo, que dá vida ao protagonista da peça.

Na trama de O Homem e Sua Próstata, um casal de turistas brasileiros viaja em um cruzeiro romântico. Quando o navio atraca numa cidade litorânea da Itália, o marido desembarca sozinho para um passeio. Ele acaba se sentido mal, desmaia e é levado às pressas para o hospital mais próximo. 

Solitário e sem entender italiano, o paciente descobre que sua próstata está muito aumentada e que possui sete pedras em sua bexiga, o que está sobrecarregando seus rins, que estão sob o risco de falência. 

As horas de desespero do pré e do pós-operatório são o tema deste monólogo hilário. Ao rir de si mesmo e revelar seus medos e sentimentos mais privados, o personagem lembra um amigo querido do espectador, ou aquele tio próximo. E, ao dividir sua história íntima, o personagem envolve a todos, homens e mulheres, de qualquer idade.

O texto, de acordo com o tradutor Augusto César Ofaié, é baseado em uma experiência real vivida pelo próprio autor norte-americano. “Tem uma questão muito interessante que é o fato de esse personagem visitar o urologista todos os anos, mas nunca ter feito o exame do toque. Se tudo isso é um tabu para o paciente, também pode ser para os médicos. Acho bem importante termos homens falando para homens sobre a questão da saúde masculina, porque, ao contrário das mulheres, que costumam se cuidar bem mais, nós não fazemos isso e podemos até morrer de câncer por puro preconceito”, reflete.

Já a encenação, segundo o diretor Fernando Cardoso, é muito pautada pelo trabalho com Norival Rizzo, que acumula uma longa e celebrada carreira na TV, no teatro e no cinema. “Ele sabe tudo de teatro, domina totalmente o humor e tem a plateia na mão. Por isso a encenação vai se concentrar e se ancorar no talento dele”, revela.

“Pretendo usar alguns truques para deixar o espetáculo mais dinâmico do que em sua versão original. Quero que o Norival não apenas narre as ações das personagens secundárias, mas que dê vida a elas. Estamos nos inspirando na atmosfera das palestras motivacionais e bate-papos, porque quero que o Norival entre em cena como ele mesmo, como um ator, e vá virando o personagem aos poucos”, antecipa o encenador. 

Além do ator veterano, o monólogo contará com participação especial em vídeo da atriz Tânia Alves. “Ela vai participar em projeções de vídeo como a esposa do personagem principal, já que ele é absurdamente apaixonado por ela e tem medo de não conseguir mais fazer amor com ela. A participação da Tânia vai trazer um pouco mais de poesia e lirismo para a cena”, explica Cardoso.

Sinopse

Um casal de turistas brasileiros está fazendo um cruzeiro romântico pela Itália. Quando o navio atraca em Livorno, o marido desembarca sozinho para um passeio. Ele acaba se sentido mal, desmaia e é levado às pressas para o hospital mais próximo. Só, sem entender italiano e diante de um médico que não entende português e se recusa a falar em inglês, o paciente acaba entendendo que deverá ser submetido a uma cirurgia de emergência. Sua próstata está muito aumentada e há 7 pedras em sua bexiga, causando sobrecarga nos rins, que agora estão sob risco iminente de falência. 

Sobre Ed Weinberger - autor

Ed Weinberger é autor e roteirista e já escreveu para comediantes diversos, como Bob Hope, Richard Pryor e Johnny Carson (em The Tonight Show). Ele começou sua carreira no começo dos anos 60 com Dick Gregory. Escreveu e produziu a premiadíssima The Mary Tyler Moore Show, além de ter co-criado as séries antológicas Taxi, Dear John e The Cosby Show. 

Foi também criador e produtor executivo das séries Amem, Sparks e The Good News. Entre os prêmios que recebeu, estão três Golden Globe Awards, um Peabody e nove Emmy Awards. Em 2000, Ed Weinberger recebeu o prêmio The Writer’s Guild of America Lifetime Achievement por sua carreira. Em 2017, foi co-autor do livro The Grouchy Historian, publicado pela prestigiosa editora Simon & Schuster. Ed Weinberger é também autor do monólogo Um Homem e Sua Próstata, encenada até 2019 nos Estados Unidos e na Europa pelo legendário Ed Asner. 

Sobre Mesa 2 Produções 

A Mesa2 Produções Artísticas é o resultado da parceria entre Roberto Monteiro e João Fernando Cardoso de Sá, que criaram, em 1996, a Monteiro e Sá, reunindo as experiências desses dois profissionais em televisão e teatro. Tudo começou em 2001, quando a Monteiro e Sá ampliou seu leque de atividades e passou também a empresariar e agenciar artistas. Com o crescimento dos trabalhos, a Monteiro e Sá transformou-se em Mesa2, firmando-se com uma produtora que assina sucessos não só no teatro, mas também na área musical. Atualmente, no cast de artistas da Mesa2 estão nomes como Aílton Graça, Débora Falabella, Lucinha Lins, Juan Alba, Adriana Lessa, Gorete Milagres, Jandira Martini e Joana Fomm. A empresa também representa jovens talentos como Naruna Costa, Jerônimo Martins, Tales Ordakji, Gabriel Muglia e Fran Ferraretto. Na área musical, administra as carreiras de Virgínia Rosa, Blubell, Tania Alves e Jane Duboc. A Mesa2 Produções já produziu 11 peças de teatro para o público adulto, 5 para o público infantil e 3 musicais, além de shows dos mais variados gêneros. Com um amplo menu de atrações culturais, a produtora tem na diversidade e na qualidade seus pontos fortes. 

Sobre Amálgama Entretenimento

Amálgama Entretenimento é uma produtora dedicada a dar vida a projetos de TV, cinema e teatro, conectando-os a estúdios, exibidores, distribuidores, financiadores e coprodutores de todo o mundo. A empresa foi fundada em 2017 por Carolina Vianna, executiva brasileira com mais de 25 anos de experiência em canais de TV paga e serviços de streaming. Entre os projetos com envolvimento da Amálgama Entretenimento e de sua empresa-irmã, Team Up Entertainment, sediada em Los Angeles, estão o especial de comédia Maurício Meirelles - Levando o Caos (Netflix), a série documental Mamute - Quanto Maior o Sonho, Maior a Luta (BandSports e Paramount+), Desjuntados (Amazon Prime Video) e De Repente, Miss (filme em parceria com Sony Pictures a ser lançado em 2023).

Ficha Técnica

Texto: Ed Weinberger

Direção: Fernando Cardoso 

Atuação: Norival Rizzo

Tradução e adaptação: Augusto Cesar Ofaié

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Co-produção: Mesa2 (Roberto Monteiro e Fernando Cardoso) e Amálgama Entretenimento (Carolina Vianna)

Serviço

O Homem e sua Próstata, de Ed Weinberger

Curta temporada: de 3 à 26 março de 2023 (apenas 12 sessões).

Às sextas às 19h30 e aos sábados e domingos às 18h Teatro Itália Bandeirantes – Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo, SP Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada) Venda online em https://bileto.sympla.com.br/event/79968/d/178409/s/1207520

Classificação: 16 anos Duração: 70 minutos Capacidade: 290 lugares Cadeiras para obesos: 04 lugares Espaços para cadeirantes: 02 lugares

Comentários
Assista ao vídeo