Informes - GERAIS

Tímido pode falar bem?

27 de Fevereiro de 2023

Fonoaudióloga compartilha técnicas infalíveis para você falar bem em público

Muitas pessoas não se sentem confortáveis ao falar em público, e pode ser desafiador especialmente para os tímidos. A boa notícia é que falar bem é uma habilidade que pode ser desenvolvida e também pode ser um acelerador de carreira.

Segundo Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, ser tímido não significa que você não possa fazer um ótimo discurso. Grande parte dos tímidos pensam que não nasceram para falar em público e por isso perdem oportunidades e depois se arrependem.

“A comunicação não é dom e pode ser treinada e desenvolvida. Mas, de nada adianta saber que pode desenvolver esta habilidade e não sair dessa “zona de conforto”. É necessário desenvolver-se em uma mentoria ou curso de Comunicação e Oratória. Em paralelo, cuidar da autoestima, dos pensamentos e dos motivos que desencadeiam essas sensações também é essencial, junto a um Psicólogo”, destaca a fonoaudióloga.

Veja algumas técnicas infalíveis para você falar bem em público, mesmo sendo tímido:

  1. Evite decorar o seu discurso.

Para combater o medo de “dar branco”, algumas pessoas decoram frase por frase que irão falar, achando que dessa forma causarão uma impressão que dominam o assunto e isso é um mito.

A memorização é baseada em sequenciamento e se você esquecer uma palavra, perderá a linha de raciocínio e irá demonstrar nervosismo e falta de conhecimento e assim perderá a oportunidade de criar uma excelente imagem perante seu público.

  1. Fique confortável com a audiência.

Escolha uma pessoa para olhar. Pode ser aquela que faz aceno com a cabeça e que está ali para te apoiar, como um rosto familiar ou um desconhecido que está concordando com o seu discurso (que sorri e acena com a cabeça). Só evite ficar preso a esta pessoa!

Alterne o olhar com as outras também.

  1. Comunique-se com o corpo.

Evite ficar mexendo e manipulando o corpo, como mexer no cabelo, ajeitar a roupa e tirar anéis.

Qualquer movimentação que você fizer e que não for coerente vai prejudicar a harmonia do seu discurso.

  1. Abrace o silêncio.

Quer transmitir domínio? Inclua o silêncio em sua fala.

Quando estamos nervosos e inseguros queremos falar rápido, para terminar logo.

Diminua a velocidade da sua fala que certamente você vai falar com autoridade e convicção.

“Essas estratégias vão ajudar você, introvertido ou tímido a se expressar com clareza e assertividade. Lembre-se que todo mundo tem o seu momento em que as interações sociais parecem assustadoras”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo