Viver - Saúde

Pela segunda vez, Unimed Ribeirão Preto obtém nota máxima em avaliação da ANS

24 de Fevereiro de 2023

Operadora de saúde do interior paulista acaba de ser reeleita como uma das 10 melhores do Brasil com nota máxima no IDSS (Índice de Desenvolvimento e Desempenho de Saúde Suplementar) da Agência Nacional de Saúde

A Unimed Ribeirão Preto foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como uma das melhores operadoras de saúde de grande porte do País, com nota máxima no IDSS - Índice de Desenvolvimento e Desempenho de Saúde, indicado pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão governamental que regula o setor em todo o País, através do Programa de Qualificação de Operadoras. Os dados, divulgados no final de dezembro de 2022 refletem o ano de 2021 e calculam o desempenho das operadoras de saúde médica em todo o território nacional, com indicadores definidos pela própria ANS.

Para Julio César Paim, diretor geral e CEO da Unimed Ribeirão Preto, conquistar mais uma vez a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar é resultado de um trabalho sério, que foi mantido e consolidado - mesmo em um período complexo para todo o setor da saúde, num contexto de pós pandemia. “As operadoras médicas do País estão atravessando tempos muito difíceis nos últimos três anos e, apenas pela boa gestão, podemos assegurar a nossa manutenção no mercado. Esta recertificação é mais do que um indicativo. É mais do que uma boa nota. É um sólido sinônimo de sustentabilidade”, destaca.

A nota média do setor, que considera o desempenho das operadoras ponderadas pelo número de beneficiários, foi de 0,8128. A Unimed Ribeirão Preto garantiu a nota 1,00 (escala de 0,00 a 1,00). Ao todo foram avaliadas 902 operadoras de saúde em todo o país, sendo elegíveis para a pontuação 844. Das operadoras que conquistaram a nota máxima, 53 são do sistema Unimed, sendo que 11 estão localizadas no interior do Estado de São Paulo. “Vale destacar que todas as operadoras com nota máxima no interior do Estado pertencem ao Sistema Unimed”, revelou a coordenadora de regulação e governança, Ana Paula Azenha Zerbinatti.

O IDSS

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões. São elas: desenvolvimento e qualidade na atenção à saúde (IDQS), garantia de acesso aos atendimentos (IDGA), sustentabilidade no mercado (IDSM) e gestão de processos e regulação (IDGR). A metodologia avaliou novamente o cuidado com a saúde dos clientes, gestão econômico-financeira da operadora, a estrutura de operação e satisfação do usuário.

O índice é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. Ele permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes a melhor opção de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento aos seus mais de 156 mil clientes: Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, prontos-atendimentos, laboratórios e ambulâncias, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

Comentários
Assista ao vídeo