Colaboradores - Rosana Cardin

NY: Um palco para o cinema

23 de Fevereiro de 2023

Se você estiver caminhando pelo centro de Manhattan entre as ruas 33ª e 34ª Oeste, experimente olhar para cima! Você vai contemplar um enorme arranha-céu de 102 andares e 443 metros de altura. É o Empire State Building, que por 40 anos foi considerado o mais alto do mundo, perdendo apenas para as torres gêmeas em 70. Famoso não apenas por ser esse ícone cultural dos Estados Unidos, mas por ter sido escolhido como cenário de um dos filmes mais conhecidos do mundo: King Kong. A primeira versão em 1933 foi projetada em stop motion e mostra o Gorila batendo no peito no topo do edifícioe atacando os biplanos que vieram para derrubá-lo.

Foto: Divulgação/Rosana Cardin

Ah, e é possível experimentar Kong em toda a sua glória! Basta entrar no Empire e ir direto ao segundo andar. Uma extensão interativa do filme foi projetada em um museu só para ele. Janelas quebradas mostram duas mãos gigantes do gorila entrando no prédio. O próprio King Kong espia pela janela por meio de uma instalação de vídeo enquanto sobe ao topo do arranha-céu. Por um momento parece que estamos dentro do filme.

Essa sensação de fazer parte das telas americanas povoa nosso imaginário desde a infância. Costumo dizer que NY possui uma identidade cinematográfica única. Entre super-heróis e personagens comuns ganhando vida, andar por aqui é reviver memórias de filmes já vistos e cenas inéditas para o cinema. Marvel e DC, por exemplo, souberam explorar bem a cidade para ilustrar cenas de seus clássicos. Em Avengers (2012), a equipe comandada pelo capitão América defende NY de um ataque alienígena e o Central Park é destruído. Já em Superman (1978), a base secreta de Lex Luthor estava localizada nos quilômetros de túneis abandonados nos porões de Manhattan, cuja entrada era localizada no Grand Central Terminal. Se quiser conferir, a estação fica na 42nd St em Midtown Manhattan.

E quem não lembra de Macaulay Culkin pulando na cama de um dos hotéis mais famosos do mundo! O The Plaza Hotel é sem dúvida um ícone no segmento de hotelaria e ficou ainda mais famoso no filme Esqueceram de Mim 2 (1992). Com localização e vista privilegiadas, o The Plaza Hotel fica no bairro de Manhanttan, na elegante esquina da 5th Avenue com a Central Park South.

Mas se você for um apaixonado por séries como eu vai adorar conhecer o apartamento de Friends (1994-2004). Ele fica em um prédio de esquina na Bedford Street, número 90, em Greenwich Village, Manhattan.Para chegar de transporte público é só pegar a linha 1 do metrô e descer na estação Christopher Street, bem perto do lendário Stonewall. Para quem não sabe, Stonewall é uma boate gay invadida em 28 de junho de 1969 por policiais numa repressão. O episódio gerou protestos contra essa atitude e isso criou a Parada Gay. Continue seguindo pela Grove Street em direção ao Hudson River. São dois quarteirões de caminhada antes de passar pelo prédio de Friends a sua esquerda.

Foto: Divulgação/ Rosana Cardin

Ainda sobre a série, lembra da Rachel Green quando ela saiu da cafeteira Central Perk para trabalhar na Bloomingdale's? Pois então, o café era fictício, mas a loja que ficou famosa por causa da personagem existe mesmo! Se estiver por NY é só passar na 3rd Avenue 59th St para conhecer a luxuosa loja de Friends.

A ousadia da cidade permite vivenciarmos de tudo. Aqui é possível criar nosso próprio roteiro de cinema. Se você gostou da idéia, experimente reservar sua mesa no Cecconi’s Dumbo e revivero jantar romântico de Debbie (Reese Witherspoon) com o escritor Theo (Jesse Williams). A cena é do filme Your Place or Mine (2023), que tem como protagonista o ator Ashton Kutcher. Com uma vista espetacular para a ponte de Manhattan, o clássico restaurante italiano vai permitir vivenciar cenas da mais nova produção da Netflix. Como se não bastasse toda a beleza do lado de fora, o restaurante localizado na 55 Water St (Dumbo, Brooklyn) encanta com um ambiente elegante e sofisticado, além de uma comida que vale a pena provar.

E é por isso que por décadas e décadas NY é pano de fundo de mais de 20 mil filmes e alguns dos momentos mais hilários, românticos e profundamente comoventes do cinema. Seja qual for o seu gênero favorito - musicais, thrillers, dramas policiais, comédias românticas ou séries - aqui está um resumo de alguns filmes rodados aqui para lembrarmos o porquê não há lugar como Nova York!

Reportagem: Rosana Cardin

Editora: Daniela Lopes

Comentários
Assista ao vídeo