Cultura - Educação

Verena Cordeiro explica como a educação financeira pode mudar a vida das mulheres

17 de Fevereiro de 2023

Consultora explica como o controle das finanças pode ajudar no empoderamento feminino

Saber administrar o dinheiro é fundamental para ter uma vida financeira equilibrada, evitar dívidas e realizar sonhos de consumo. Tudo isso faz parte do que se convém chamar de educação financeira. Para as mulheres, no entanto, gerir adequadamente a própria renda não se resume a manter a conta bancária no azul.

“Não se pode falar em empoderamento feminino sem associar o tema à educação financeira das mulheres”, afirma Verena Cordeiro, consultora em finanças e especialista em investimentos. Na atualidade, homens e mulheres dividem os mesmos espaços no mercado de trabalho – ainda que, conforme evidenciado por estatísticas, elas tenham mais dificuldades no que diz respeito à ascensão profissional. Sendo assim, carreira e renda são aspectos fundamentais da vida das mulheres na contemporaneidade.

“Quando a mulher aprende a gerir a renda, um mundo de oportunidades se abre para ela”, comenta Verena. “Acontece que o dinheiro traz liberdade de escolha. Só que para isso o dinheiro precisa estar em suas mãos”, complementa.

A consultora ressalta que, ao ter controle sobre as finanças, as mulheres passam a ter melhores condições para estudar e acesso a bens e serviços de qualidade, além de não ficarem dependentes de algum eventual parceiro ou dos pais. 

“É um contexto que fortalece o empoderamento feminino. Você estuda, se desenvolve, paga as contas em dia, viaja e tem acesso aos ambientes de discussão sobre a sociedade em que vivemos. Isso cria uma mulher empoderada”, reforça a consultora.

De todo modo, Verena indica que mulheres de todas as faixas etárias procurem cursos de educação financeira para aprenderem a gerir as finanças. “Independentemente da idade, não há tempo a perder. Saber administrar a renda é imprescindível se quiser crescer profissionalmente e ter uma vida mais direcionada às suas próprias vontades”, pontua.

Comentários
Assista ao vídeo