Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Integrantes do OE homenageiam José Jacob Valente em sua última participação no colegiado

16 de Fevereiro de 2023

Integrou Órgão Especial durante dois biênios.

Reeleito em fevereiro de 2021 para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador José Jacob Valente julgou no colegiado durante dois biênios. Para ocupar a vaga decorrente do término de seu mandato, o TJSP realiza, amanhã (16/2), eleição para a classe Carreira. A votação acontece das 0 às 16 horas, exclusivamente em ambiente virtual.

Desembargador José Jacob Valente em sua última sessão no OE | Foto: KS

Ao encerrar a pauta protocolar da sessão de hoje (15/2), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, enalteceu o trabalho, a contribuição e o espírito colaborativo que o colega de faculdade e de concurso demonstrou durante os quatro anos nas sessões semanais do colegiado. “Hoje é a última participação do nosso caríssimo José Jacob Valente. Foram quatro anos de Órgão Especial de absoluto destaque, uma atuação com galhardia, uma pessoa fantástica. Nesse ponto confesso minha parcialidade porque somos muito amigos.” O presidente reconheceu que na análise profissional era totalmente imparcial. “Sempre soube bem dirimir os conflitos, onde havia alguma dúvida, nunca, em momento algum se recusou a discutir os seus pontos de vista e, se o caso, alterá-los. Um profissional que merece todo o respeito e admiração. O senhor fará falta neste Órgão Especial.”

O desembargador José Jacob Valente agradeceu a acolhida, registrou o orgulho de trabalhar com os integrantes do Órgão Especial, destacou o vice-presidente, Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral, Fernando Antonio Torres Garcia; e o colega, que se aposentará em breve, Moacir Andrade Peres. “Aprendi muito, defendi minhas posições, mas levei sempre em consideração a segurança jurídica.” Ele também agradeceu os servidores que dão retaguarda nas sessões do OE e enfatizou a importância de se trabalhar junto à cúpula do Judiciário “para saber que nem tudo são flores”.

Os integrantes do OE se manifestaram durante toda a sessão no decorrer dos julgamentos – ao fazer uso da palavra pela primeira vez se dirigiam ao desembargador José Jacob Valente. A título de ilustração, já que as manifestações ficam disponibilizadas na gravação da sessão, no site do TJSP, seguem algumas: “figura ecumênica”, disse o desembargador Jarbas Gomes, justificando que nele a “erudição e a simplicidade vivem em perfeita harmonia”. “Algumas pessoas deixam marcas por onde passam”, registrou a desembargadora Márcia Dalla Déa Barone.

Foto: Divulgação

José Jacob Valente – Nasceu em julho de 1959, na cidade de São Paulo (SP). Formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1980. Ingressou na Magistratura em 1985 como juiz substituto na 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Também judicou nas comarcas de Bilac, São Sebastião, Santo André e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau em 2003 e promovido ao posto de desembargador em 2008. Foi eleito para seu primeiro mandato no Órgão Especial em 2019 e reeleito em 2021.

Comentários
Assista ao vídeo