Moradores levaram um susto ao perceber a presença do animal na árvore, em frente a um condomínio
A presença de uma jiboia de 1,5 metros em uma árvore na via pública assustou moradores próximos de um condomínio de luxo, em São José do Rio Preto-SP. Na tarde da última segunda-feira (13/2), a Polícia Ambiental foi chamada e capturou o animal, que pesa 6 quilos.
Foto: Divulgação/ PM Ambiental |
A cobra foi submetida a inspeção e, como foi constatada a boa saúde, foi devolvida ao habitar natural, solta na área rural da cidade.
Assista:
PM Ambiental de Rio Preto captura jiboia em árvore na via pública. Veja abaixo: pic.twitter.com/YRCkWEw9na
— sbtinterior.com (@sbtnointerior) February 14, 2023
Sobre a espécie
As jiboias são répteis da família Boidae, a família onde se encontram as maiores serpentes do planeta. Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo seu grande porte.
O nome científico da jiboia é Boa constrictor. O termo constrictor está relacionado com uma capacidade dessa serpente: a de matar a presa pela constrição de seu corpo. Atualmente, as jiboias são classificadas em 11 subespécies, sendo que, dessas 11, apenas duas estão presentes no território brasileiro. São elas: Boa constrictor amarali e Boa constrictor constrictor.
A jiboias são serpentes que apresentam uma dentição denominada áglifa, ou seja, que não é especializada na inoculação de peçonha. Desse modo, podemos dizer que a jiboia é, relativamente, inofensiva aos seres humanos. Para matar suas presas, a jiboia utiliza sua forte musculatura.