Business -

Saiba quanto custa construir uma casa própria

13 de Fevereiro de 2023

Está pensando em construir a sua tão sonhada casa personalizada do jeitinho que você sempre quis?

Sabemos que esse processo é um tanto quanto complicado, cheio de B.O.s e consideravelmente caro.

Foto: Pexels/ Divulgação

Por isso, separamos esse conteúdo para diminuir as suas dúvidas quanto aos custos de uma construção, além de melhorar o seu planejamento financeiro.

Então, leia o conteúdo a seguir e descubra se vale a pena construir a sua casa do zero!

Construir é mais barato que comprar?

Para responder essa pergunta precisamos ressaltar que ambas as opções estão encarecendo conforme os anos estão passando.

Isso ocorre pela junção de vários fatores, mas principalmente pela alta inflação brasileira, que está prevista para fechar 2023 em 5,78%.

Ambas opções possuem vantagens e desvantagens, como: ao construir, é possível personalizar cada escolha. Enquanto, comprar pronto dá menos trabalho.

Além disso, as grandes incorporadoras, como consomem em grande escala e continuamente, conseguem fechar descontos com seus fornecedores, o que geralmente não ocorre com uma pessoa física. Em contrapartida, as grandes incorporadoras precisam embutir uma taxa de lucro em seus produtos, o que não ocorre com a pessoa física.

Enfim, mesmo diante a alta dos preços de 2023 e os prós e contras de ambas as opções, construir tende a ser mais barato.

Mas, antes de fechar negócios, faça orçamento de várias opções e pondere-as.

O que afeta os preços da construção de uma casa?

Antes de começar a construir uma casa, é preciso levar alguns itens em consideração, uma vez que todos interferem no preço final da construção, como:

  • Terreno: A localização, infraestrutura ao redor, qualidade do solo, se precisa aterrar ou cortar, se está roçado ou não, tamanho, etc. Enfim, fatores esses que interferem na precificação do terreno.
  • Projetos: Cada sistema do imóvel precisa de um projeto elaborado por um profissional especializado, como: arquitetônico, drenagem, elétrico, água e esgoto, estrutural, etc.
  • Mão-de-obra: O tamanho da residência, nível de dificuldade dos sistemas (elétrico, hidráulico, estrutura, etc), tamanho dos acabamentos, qualidade do solo, tipo de estrutura (alvenaria estrutural, wood frame), etc, interferem na facilidade de encontrar mão-de-obra qualificada e barata.
  • Materiais: O orçamento dos materiais pode diferir muito em relação ao fornecedor, à qualidade, ao prazo de entrega e ao nível dos acabamentos (baixo, médio ou alto padrão).
  • Economia brasileira e mundial: O cenário da economia interfere nas taxas de juros e na inflação, o que, consequentemente, interfere no valor de todos os itens citados acima.

Como se organizar financeiramente para construir a sua casa do zero?

Construir um imóvel é sempre um gasto consideravelmente alto. Então, separamos algumas dicas para você conseguir melhorar a sua organização financeira para estar apto para realizar esse sonho:

  • Montar um orçamento com a ajuda de um profissional da área com todos os gastos inclusos e segui-lo.
  • Inclua no orçamento um valor referente a aproximadamente 20% do custo da obra para imprevisto, pois eles, de fato, aparecerão.
  • Corte ou diminua gastos desnecessários das outras áreas da sua vida.
  • Estabeleça um prazo para juntar o valor necessário para a construção, e invista-o.
  • Se necessário, contrate empréstimos que possuam baixas taxas de juros e longos prazos de pagamento, como o empréstimo com garantia de imóvel, no qual é colocado um imóvel como garantia do negócio, e com isso, o banco entende que a operação é segura e oferece melhores condições de pagamento.

Quanto custa para construir uma casa?

Para responder então a pergunta que não quer calar: quanto custa construir uma casa?

Como mostramos acima, a resposta para essa pergunta varia de acordo com inúmeras variáveis, mas é possível chegar em valores médios por meio do uso da Sinapi.

A Sinapi é basicamente uma bússola dos custos da construção civil, uma vez que é uma ferramenta que padroniza a formulação de orçamentos de obras em todo o Brasil.

E segundo o IBGE, o valor médio do m² de janeiro de 2023 é R$ 1.684,45, o que representa um aumento de 0,31% em relação ao mês anterior.

Dessa forma, para saber o valor aproximado da execução do seu imóvel, basta multiplicar esse valor pela metragem da sua casa.

Lembrando que esse valor médio inclui apenas a construção em si, ok?

E se quiser saber o valor de fato do orçamento da sua construção, contrate um profissional para elaborá-lo com precisão!

 Conclusão

Independentemente da escolha do seu imóvel (comprar ou construir), será um gasto alto e para conseguir quitá-lo, será necessária muita organização financeira, além da abdicação de gastos desnecessários por um período de tempo.

Para passar por esse processo da forma mais barata e segura possível, escolha profissionais e empresas com bons históricos para te auxiliar.

Comentários
Assista ao vídeo