Informes - GERAIS

Brasil tem boom no mercado da estética e especialista aponta avanços e erros de gestão do setor

10 de Fevereiro de 2023

Consultora em gestão na estética Daniela Fidellis, destaca a importância da capacitação no seu negócio para o sucesso; ela já soma mais de 135 atendimentos entre Brasil, China, Suíça e Portugal e é autora do livro “Como ganhar dinheiro na estética”

Consultora em gestão na estética, Daniela Fidellis, fala sobre o assunto do release

Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o primeiro semestre de 2022 teve a abertura de 109,4 mil CNPJ, superando todos os semestres de 2021, 2020 e 2019 no mercado da beleza. O Sebrae analisou o número de pequenos negócios (MEI, micro e pequenas empresas) abertos nas atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure, estética e outros serviços do setor.

Pensando nesse crescimento global do mercado da estética, Daniela Fidellis, que há 23 anos presta consultoria em gestão para clínicas e profissionais da estética e, em 2022, lançou o livro “Como ganhar dinheiro na estética”, viu empresários da área despertarem para a importância de olhar e aprender como administrar o seu negócio. Além disso, oferece consultorias em quatro países diferentes, serviço esse que deu um salto na pandemia.

‘’Depois da pandemia, percebi que o mercado da estética teve uma grande mudança e melhorias. Os profissionais e investidores desse nicho passaram a olhar para estética não só como um espaço que oferecia massagem e sim como uma empresa. Estão mais visionários e levando a sério a gestão financeira do negócio, buscando planejamento e organização. Em consequência disso, acabam vindo para consultoria de clínicas de estética e consultórios sob meus comandos’’, explica a consultora em gestão de clínicas e profissionais da área da estética.

Ao mesmo tempo que vem esse crescimento de novas clínicas e profissionais atuando na área, é necessário ter um olhar e capacitação para a gestão do seu negócio para não entrar no ranking de que 49,4% fecharam as portas antes de completar dois anos de existência e 59,9% não conseguem manter suas atividades por mais de quatro anos.

‘’A gestão financeira é o pulmão da clínica, hoje esse trabalho que eu desenvolvo com análise e auditoria, tanto do negócio, quanto do investimento, acabo descobrindo as falhas que recuam o sucesso. A pessoa não sabe precificar o serviço prestado, sua lucratividade, contratações do mercado, o que está em alta, comissões, mistura de despesas pessoais com profissionais e assim por diante’’, exemplifica Daniela Fidellis.

Consultoria em gestão

Daniela Fidellis explica que cada consultoria pode variar de quatro a seis meses de acompanhamento e que hoje, assim como em 2022, consegue chegar a muitos estados e países através do on-line. ‘’No ano passado, atendi em torno de 20 empresários ao redor do Brasil e atualmente presto consultoria em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maceió, Maranhão, Salvador, Rio Grande do Sul, entre outros’’.

Daniela sempre esteve à frente do seu negócio, foi proprietária e líder de uma clínica de estética por 15 anos, onde realizava todos os atendimentos. ‘’Com o crescimento desse mercado e o meu esforço profissional, conquistei uma equipe e foquei na parte administrativa da minha clínica de estética, sempre conciliando todas as tarefas, empreendendo e realizando a parte operacional também, e de fato, criando atalhos para evoluir na gestão financeira’’, conta a especialista.

É formada em contabilidade, pós-graduada em cosmetologia aplicada a estética e conta com diversos cursos e especializações na Argentina, mais um país que visitou.

Foi por meio dessa multifuncionalidade e destaque na estética, que Daniela conseguiu impulsionar novos empresários e reformular as clínicas já consolidadas no meio, trazendo novas possibilidades aos negócios com aplicação de ferramentas de alta performance. Já deu consultoria no exterior para brasileiras que moram lá, se especializando profundamente no funcionamento do segmento estético e da beleza em outros países. Morou por mais de dois anos na China, onde buscou conhecimento e novidades para trazer em primeira mão para o Brasil.

Dentro dessa experiência, estudou conceitos de clínicas, SPA e tratamentos estéticos de alta tecnologia - foram mais de 20 estabelecimentos visitados, inclusive certificações em cursos internacionais - para seguir expandindo fronteiras com a consultoria.

‘’Independente do local físico e países que já passei, eu via a necessidade de investir em consultorias online desde 2016. O objetivo era entregar os melhores resultados aos meus clientes, que são donos de clínicas estéticas, começando pela gestão financeira do empreendimento. Com isso, realizei mais de 135 atendimentos entre Brasil, China, Suíça e Portugal e estava preparada quando a pandemia começou. Eu tinha acabado de sair da China para voltar ao Brasil’’, relembra a empresária.

Crescimento em tempos de crise

A especialista já estava vivendo fora do país e prestando consultorias - da China auxiliava pessoas e empresas do Brasil, também realizava viagens por toda a região asiática e se dedicava a alavancar negócios partindo inicialmente da gestão financeira.

Daniela Fidellis conta que quando a pandemia começou e as pessoas estavam se preparando para começar os atendimentos online, ela já estava pronta porque vivia esse formato há dois anos. Ainda segundo ela, foi um ano repleto de atendimentos, um verdadeiro salto nos trabalhos como consultora, reafirmando Brasil e China no ranking da estética.

O impacto positivo, desde então, fincou sua missão de proporcionar segurança para dar sequência nas ações e investimentos da consultoria empresarial. No período pós-pandemia foi preciso direcionar as demandas para retomar o planejamento das clínicas de estética com saldos otimistas e de expansão. Em 2022, por exemplo, Daniela atendeu mais de 20 empresários brasileiros desse setor.

‘’A expectativa para 2023 é que os atendimentos cresçam, já que o mercado segue mais aquecido e profissionais da estética estão entendendo a real importância de se especializar em gestão’’, finaliza a consultora.

Comentários
Assista ao vídeo