Cultura - Teatro

Cia. Gesto de Teatro faz temporada gratuita de circulação da peça Mergulho a partir de fevereiro

3 de Fevereiro de 2023

Com direção de Leslie Marko e dramaturgia coletiva, espetáculo propõe reflexão sobre o espaço do jovem na sociedade

Créditos: Rodrigo César

O desenvolvimento da identidade e a busca do jovem para encontrar seu lugar no mundo são questões discutidas pelo espetáculo Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro, que tem uma temporada gratuita de circulação a partir de fevereiro. Até o momento estão previstas apresentações na Fábrica de Cultura Brasilândia (no dia 14 de fevereiro, às 10h) e no SESI Itapetininga (no dia 8 de março, às 16h).

Com dramaturgia coletiva e direção de Leslie Marko, a montagem conta a história de três personagens em busca da sua identidade em uma cidade grande como São Paulo. Eles representam grupos étnicos/culturais e tornam-se metáforas para as minorias que convivem na cidade.

A peça mergulha em alguns dos momentos do cotidiano do jovem, tais como seus sonhos, medos, angústias, ambiente familiar, amores, preconceitos, solidões, vazios, saturações de tudo e dele mesmo e, principalmente, as suas esperanças. Já para os espectadores adultos, a dramaturgia oferece a oportunidade de refletir sobre seus vínculos e posturas em relação ao jovem, assim como resgatar o jovem que eles foram.

Mergulho acredita no Teatro como um valioso caminho artístico e educacional de encontro significativo, a serviço de inquietações, questionamento, transformações pessoais e sociais. “Buscamos habitar em um mundo mais justo e melhor. Pensamos que ele só pode ser construído com a poesia e a sensibilidade, a inteligência e a vontade dos que acreditamos e abraçamos esta ideia, não sozinhos, mas no coletivo”, reflete Leslie Marko. 

“É essencial, por meio do teatro, tocarmos sensível e reflexivamente jovens e adultos, educadores e estudantes. Através desta interação contribuímos com o exercício do diálogo e a construção de uma sociedade melhor”, acrescenta a diretora.

O elenco traz Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão. A temporada de circulação de Mergulho é possível graças ao projeto contemplado pelo edital ProAc de Circulação de Espetáculos 02/2022.

Sinopse

Mergulho retrata aspectos representativos do universo do jovem na nossa sociedade: conflitos, amores, solidões, angústias, sonhos e esperanças. Estes aspectos entrecruzam-se com questões relacionadas à diversidade. Três personagens que representam grupos étnicos/culturais, tornam-se metáforas de minorias que convivem numa cidade como São Paulo. São expostas formas de discriminação na História Social, na identidade familiar e cultural dos personagens e seus reflexos no cotidiano: judeus no Holocausto, escravidão dos negros no Brasil e a discriminação contra migrantes nordestinos ou imigrantes orientais/coreanos. 

Ficha técnica

Dramaturgia: Criação coletiva.

Direção: Leslie Marko.

Elenco: Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão.

Produção executiva: Rogério Nagai.

Cenografia e adereços: Urga Maira Cardoso.

Trilha sonora: Leslie Marko.

Operação de luz: Paula da Selva.

Operação de som: Luiza Akimoto.

Designer gráfico: Pethra Ubarana.

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Serviço

Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro

Classificação: Livre 

Duração: 75 minutos 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Av. General Penha Brasil, 2508, Brasilândia – São Paulo, SP Quando: 14 de fevereiro, às 10h

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

SESI Itapetininga

Av. Padre Antônio Brunetti, 1360,Vila Rio Branco – Itapetininga, SP

Quando: 8 de março, às 16h*

*Depois da sessão acontece um bate-papo entre o elenco e a plateia

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Comentários
Assista ao vídeo