Programas -

Como fazer um jardim no quintal: 4 dicas

3 de Fevereiro de 2023

 

Muitas pessoas têm vontade de decorar o quintal com plantas, mas não sabem como fazer um jardim no quintal.

Uma das estratégias para fazer com que sua área de lazer fique ainda mais agradável e bem decorada é preparar um jardim no quintal.

Não é necessário que o jardim seja muito grande ou lotado de árvores, é possível posicionar vasos na parede para organizar um jardim vertical mega charmoso como uma maneira de trazer o verde para seu espaço. Há inúmeras possibilidades decorativas!

Refletindo sobre isso, iremos ensinar como fazer um jardim no quintal bem lindo e criativo. Veja algumas ideias e se inspire!

Como fazer um jardim no quintal?

Siga essas 4 dicas feitas em parceria com o setor de casa e jardim do Portal Útil sobre como fazer um jardim no quintal e tenha esse espaço incrivelmente decorado na sua casa. Vamos lá!

Tenha um projeto

Primeiramente, organize um projeto do seu quintal, principalmente se o seu quintal for compacto.

É recomendado contar com a ajuda de um arquiteto e um paisagista para te auxiliar nessa parte, pois eles irão saber como aproveitar cada canto do ambiente para criar um projeto completamente funcional e confortável para você aproveitar sua família. 

Caso no momento não seja viável para você contar com a ajuda de tal profissional, tire você mesmo as medidas do espaço externo e anote tudo, em seguida você pode desenhar onde você deseja que fique cada detalhe na sua área – assim se torna mais simples visualizar o projeto.

Defina o modelo de jardim

Há vários modelos de jardim que você pode preparar no seu quintal. 

Em áreas compactas, o jardim vertical é o mais recomendado – como o próprio nome sugere, é um jardim colocado na parede. É possível fazer o plantio em floreiras, vasos ou organizar prateleiras para posicionar os cachepots no seu jardim no quintal.

Plante espécies apropriadas para o jardim na área externa 

Nem todas as plantas têm um bom desenvolvimento com a luz direta. Por esse motivo, antes de optar pelas plantas do seu jardim no quintal, confira quais são as condições climáticas do espaço, como:

  • Iluminação: Plantas meia sombra, sombra ou plantas que preferem o sol pleno.

  • Temperatura do espaço: Algumas plantas não se desenvolvem bem em locais muito quentes, sendo assim, faça o plantio somente dos tipos que sobrevivem a temperaturas mais baixas.

Selecione móveis que vão favorecer o espaço.

Pensando que você está organizando um jardim no quintal, coloque móveis bonitos e confortáveis na área, assim é possível que você utilize o espaço para recarregar as energias e curtir sua família.

Defina um estilo decorativo para optar pelos móveis e tons dos assentos. Planejar um jardim rústico no quintal, por exemplo, fica ainda mais elegante quando utilizados móveis de madeira ou de vime. 

Ademais, se você conta com um espaço na área de lazer, é interessante fazer um pergolado com cobertura, isso vai te proporcionar um espaço bastante aconchegante em meio as plantas do seu jardim no quintal.

Dicas de jardim em quintal cimentado 

Se o seu quintal for cimentado, mas você deseja colocar flores e plantas para decorar o espaço, veja essas maravilhosas ideias que preparamos para você organizar no seu espaço cimentado.

Vasos lindos e variados 

As melhores opções para seu quintal cimentado: vasos e cachepots. Adquira modelos apropriados para cada espécie de planta e posicione-os pelo seu quintal. É a maneira mais fácil de colocar as plantas no espaço cimentado.

Pedras 

É possível também utilizar as pedras para organizar um espaço de jardim no quintal. Um banco de madeira fica perfeito nesse espaço, organize uma decoração mais rústica, desta forma você conta com uma área verde no quintal.

Jardim vertical 

O jardim vertical é um estilo de jardim que combina com qualquer espaço. Coloque prateleiras, arranje lindas floreiras ou coloque uma estante bem grande na parede do quintal para incluir suas plantas e flores prediletas.

Comentários
Assista ao vídeo