Notícias -

Tamanduá-bandeira é salvo de buraco de quatro metros em Bady Bassitt-SP

26 de Janeiro de 2023

Polícia Militar Ambiental usou técnicas específicas para retirar o animal com segurança. Tamanduá foi solto em uma mata.

A Polícia Militar Ambiental teve trabalho, mas conseguiu salvar um tamanduá-bandeira que caiu em um buraco de aproximadamente quatro metros de profundidade. A ocorrência inusitada mobilizou as equipes na tarde desta quarta-feira (25/1), em uma área rural do município de Bady Bassitt-SP.

Tamanduá-bandeira é resgatado após cair em buraco de quatro metros de profundidade em Bady Bassitt-SP | Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental 

O animal, de aproximadamente 40 quilos, foi visto por um trabalhador rural que avisou a PMA. Equipes se deslocaram até o local e fizeram uso de equipamento e técnicas específicas para não machucá-lo, conseguindo dessa maneira, salvá-lo. Como não apresentava ferimentos, o mamífero foi devolvido ao habitat natural dele, sendo solto em uma existente nas imediações.

Buraco tinha aproximadamente 4 metros. | Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Extinção

O tamanduá-bandeira é um animal nativo da fauna brasileira catalogado na lista de risco de extinção, já extinto em algumas partes do Brasil. Podendo chegar a medir até cerca de 2,20 metros e pesar até 45 quilos, eles possuem importante função ecológica, a de adubar a terra com resíduos e nutrientes das formigas e insetos com os quais se alimentam. 

Comentários
Assista ao vídeo