Cultura - Viagem

Praias, parque natural e cultura: 10 atrações imperdíveis para conhecer em Grussaí e São João da Bar

26 de Janeiro de 2023

Tradicionalmente associado à atividade petroleira, devido ao grande volume de produção, o Norte Fluminense do Rio é também lugar de diversão, belezas naturais e históricas, que encantam moradores do Rio e turistas. Uma das nove cidades que compõem a região é São João da Barra, conhecida pelos 32 km de orla marítima e pelas praias que costumam ficar movimentadas nos finais de semana, nos feriados e na alta temporada devido à proximidade com Campos dos Goytacazes, o maior dos municípios.

Uma das mais concorridas é a de Grussaí, distrito localizado a 9 km do Centro de São João da Barra e ganhou este nome por conta do pequeno caranguejo chamado grauçá-y ou “espera maré”. É onde funciona o Pólo Gastronômico Antônio Augusto Russo, composto por oito quiosques, quatro lojas, duas academias de ginástica, dois playgrounds, chuveirões e sanitários.

Agora, os visitantes têm mais um motivo para comemorar. Grussaí acaba de ganhar de volta um complexo turístico e de lazer de 1,8 milhão de metros quadrados: o Sesc Grussaí, primeira unidade do Sesc RJ na região e uma das maiores do país. Antes administrado pelo Sesc MG, estava fechado há dois anos e meio devido à pandemia.

Pontos turísticos e eventos de verão:

São João da Barra e Grussaí são dotados de grandes riquezas naturais e histórias. Algumas delas são:

Praia e Lagoa de Grussaí - Ideais para quem quer aproveitar os agitos do verão. É nesta praia que acontecem alguns dos principais shows na alta temporada, atraindo grande público. A praia traz algumas curiosidades, como o nome, Grussaí, que vem de um pequeno caranguejo chamado “grauçá-y”.

Sesc Grussaí – O complexo turístico e de lazer de 1,8 milhão de metros quadrados é a primeira unidade do Sesc RJ na região e uma das maiores do país. Foi construído com estruturas de lazer para atender pessoas de todas as idades. No momento, o estabelecimento opera com cerca de 150 unidades com capacidade para 2 a 6 pessoas. Credenciados do Sesc têm direito a desconto. O local conta com muitas comodidades, como restaurante, lanchonete, loja de conveniência, piscinas, quadras esportivas, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, praças e muita área verde. O Sesc Grussaí também conta com réplicas do Taj Mahal, de Pagode Chinês e de uma Casa de Chá japonesa, além de alguns vagões da antiga Maria Fumaça, que foram preservados. Cenário perfeito para belas fotos!

Sesc Verão - De modo geral, durante o verão, todas as praias de São João da Barra recebem diferentes artistas, o que, sem dúvida, torna a estadia na cidade ainda mais animada. Este ano, o Projeto Sesc Verão - com atrações gratuitas para adultos e crianças - chega à região com shows dentro da unidade do Sesc Grussaí. Estão programadas apresentação de mágica com Richard Goulart (26 de janeiro) e shows de Frejat (28 de janeiro), Karine (4 de fevereiro) e Free Samba (11 de fevereiro).

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara - É a maior unidade privada dedicada à preservação do ecossistema de restinga do Brasil. Lá, são desenvolvidos trabalhos de restauração florestal e monitoramento de fauna e flora, utilizando a mão de obra das comunidades do entorno. Todas as mudas plantadas na reserva são produzidas em um viveiro próprio, com capacidade de produção de 500 mil mudas por ano – o que totaliza 1,3 milhão de mudas de 88 espécies.

Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí (Revitaí) – Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no quinto distrito. Seu objetivo é a proteção do ambiente natural a fim de assegurar condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Lagoa Salgada – O lugar apresenta colônias de bactérias fossilizadas e formações calcárias milenares. É considerada a única na América do Sul, com seus biohermas estromatólitos carbonáticos que datam do período pré-cambriano. Sua importância geológica e paleontológica poderá ser comparada com outras poucas ocorrências semelhantes. Cerca de 12 livros já foram escritos sobre a Lagoa, em cujo entorno está a capela de Santana. O local é parada obrigatória de aves migratórias. A Lagoa foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Praia de Atafona – Em meio às ruínas, a poesia de um lugar inesquecível. Atafona impressiona com o processo de transgressão do mar e a invasão das águas sobre o continente, que começou nos anos 60. O cenário inspira pesquisadores, poetas e cineastas. Nome de origem árabe, significa “moinho de vento”. Tem o segundo maior delta do país e o terceiro clima medicinal do mundo. Parada obrigatória para quem visita o município.

O Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) - Está localizado entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A unidade de conservação foi criada com o objetivo de proteger os remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica, como a restinga, o mangue e uma importante área alagada. Abriga grande variedade de espécies de aves ameaçadas de extinção. Entre elas, espécies migratórias como vira-pedras, maçarico-acanelado e maguari, além de várias das nativas, como socoí-vermelho, arapapá, bate-bico, gaturamo-rei, narceja-de-bico-torto e saíra-beija-flor.

Lagoa de Iquipari - Para relaxar e aproveitar o contato com a natureza. O local tem mar e lagoa com mata preservada e fauna nativa. Soma-se a isso um grande potencial para atividades de ecoturismo como, caminhadas por trilhas ecológicas. É ainda ideal para a pesca de anzol. Nome de origem indígena, Iquipari já foi chamada de Lucrécia e Guipary (que significa águas espinhentas).

Manguezal - Está em todo o delta e é considerado o mais extenso do Estado. Berçário de peixes, mariscos, caranguejos, lagostas e guaiamus, é uma área de preservação permanente, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico da União. O manguezal já foi ainda maior. Uma parte foi destruída pela transgressão do mar do Pontal de Atafona. Conta-se que, no passado havia ali jacarés-de-papo-amarelo. O manguezal também é pano de fundo para curiosas lendas. Uma delas é a da moça bonita. Dizem que a mais bela catadora de caranguejos da região, na véspera de seu casamento, resolveu sair com as irmãs para passear no mangue e nunca mais retornou. As irmãs conseguiram voltar para casa. Até hoje a “moça bonita” ronda o imaginário popular. Pescadores relatam a aparição de uma mulher vestida de noiva no meio do manguezal.

Arredores
Até 12 de fevereiro, o Sesc Verão também levará grandes nomes da música e do esporte a outras cidades do Norte Fluminense – Campos e São Francisco de Itabopoana –, tornando suas férias na região ainda mais inesquecíveis. Confira a programação deste final de semana.

Grussaí (distrito de São João da Barra):

Diversão na Cartola – Richard Goulart

Ator e animador cultural, Richard Goulart começou a estudar mágica em 1999. Desde então, vem se apresentando em diversas empresas e instituições em todo o Brasil. “Diversão na Cartola” é um espetáculo totalmente interativo, recheado de brincadeiras, comicidade e, claro, muita mágica!

Data: 26 de janeiro

Horário: 17h.

Local: Sesc Grussaí

Frejat

O músico e ex-vocalista do Barão Vermelho apresenta repertório autoral e grandes sucessos da banda. É necessário trocar o ingresso por um quilo de alimento não perecível na unidade.

Data: 28 de janeiro

Horário: 20h.

Local: Sesc Grussaí

Karine

Cantora e compositora nascida em Campos, Karine lançou o primeiro EP, com quatro música autorais, em 2021. Seu trabalho inclui referências da Bossa Nova, do samba e da música popular brasileira.

Data: 4 de fevereiro, às 20h

Horário: 20h

Local: Sesc Grussaí

Free Samba

O grupo de pagode composto atualmente por Fagner Souza (pandeiro e voz), Welliton Gaiato (banjo e voz), Rênan França (cavaco), Danilo Rosa (reco-reco) e Leonardo Germano (tantã) apresenta canções próprias, como “Tenho que te esquecer”, “Paga pra ver”, “Inspiração de bambas” e “Minha raiz”, entre outras.

Data: 11 de fevereiro

Horário: 20h

Local: Sesc Grussaí

Campos (Farol de São Tomé):

Cinema

Sessão de curtas

Sextas-feiras: Dia 27 de janeiro; e 3 e 10 de fevereiro, às 19h. Livre.

Local: Tenda Cultural

Shows nacionais

28 de janeiro – Vitor Kley

4 de fevereiro – Barão Vermelho

11 de fevereiro - Tiee

Os artistas se apresentarão no Palco Oficial, às 21h. Livre.

Shows de artistas locais

Apresentações de artistas locais, às 21h. Livre.

27 de janeiro - Angeli Guerra

3 de fevereiro - Elas Sambam

10 de fevereiro - Karine

Local: Lagamar

Recreação

Programação infantil.

Sábados: Dias 28 de janeiro; e 4 e 11 de fevereiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 17h.

Domingos: Dias 29 de janeiro; e 5 e 12 de fevereiro. Das 9h às 12h; e 14h às 16h.

Massoterapia

Sábados: Dias 28 de janeiro; e 4 e 11 de fevereiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 17h.

Domingos: Dias 29 de janeiro; e 5 e 12 de fevereiro. Das 9h às 12h.

Local: Arena Família

Exposição Corpo Humano

Data: Dias 4 e 5 de fevereiro, das 9h às 17h. Livre

Local: Arena Família

Clube da Caminhada

Data: Dias 29 de janeiro e 12 de fevereiro, das 8h30m às 10h. Livre.

Exposição de grafite

Sábados: Dias 28 de janeiro; e 4 e 11 de fevereiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 17h. Livre.

Domingos: Dias 29 de janeiro; e 5 e 12 de fevereiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 16h. Livre.

Local: Arena Família

Aulão de funcional

Sábados: Dias 28 de janeiro; 4 e 11 de fevereiro. Das 9h às 10h. Livre

Local: Arena de Esportes

Aulão de dança

Domingo: Dia 29 de janeiro; 5 e 12 de fevereiro. Às 17h. Livre

Local: Arena de Esportes

Circo

Domingos: Dias 29 de janeiro; 5 e 12 de fevereiro. Às 11h. Livre Local: Tenda Cultural

Quadra livre

Com práticas de foottable, futmesa, beach tennis e vôlei de praia.

Sábados: Dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro. Das 10h às 12h. Livre.

Local: Arena de Esportes

Futebol das estrelas

Apresentação de beach soccer com grandes nomes do esporte e do futebol, com diversos títulos, tais como, Neném, Benjamin, Beto, Mozer, Athirson, que jogaram pelo Flamengo, e Odvan, que atuou pelo Vasco da Gama, onde de forma amistosa enfrentarão atletas da cidade.

Data: 29 de janeiro, às 10h. Livre.

Local: Arena de Esporte

Clínica de vôlei de praia

Clínica de vôlei de praia com a campeã olímpica Jackie Silva. Na sequência, Torneio Regional de Vôlei de Praia.

Data: 4 de fevereiro. Às 10h. Livre.

Local: Arena de Esporte

Clínicas de skate e basquete

Clínica de skate com o atleta biamputado e grande referência do esporte, Ítalo Romano. E clínica de basquete 3x3 com o atleta da seleção brasileira, Leandro Discreto.

Data: 12 de fevereiro. Às 10h. Livre.

Local: Arena de Esporte

São Francisco de Itabapoana:

Shows

Sábados, às 21h. Livre.

28 de janeiro – Dudu Nobre

Recreação

Sábados: Dias 28 de janeiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 16h.

Domingos: Dias 29 de janeiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 17h.

Local: Arena de Recreação

Exposição Na Onda Contra o Plástico

Sábados: Dias 28 de janeiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 17h.

Domingos: Dias 29 de janeiro. Das 9h às 12h; e das 14h às 17h.

Circo

Dias 28 de janeiro. Às 16h. Livre Local: Tenda Cultural

Futebol das estrelas

Apresentação de beach soccer com grandes nomes do esporte e do futebol, com diversos títulos e um currículo gigante, tais como, Neném, Benjamin, Beto, Mozer, Athirson que jogaram pelo Flamengo e Odvan que atuou pelo Vasco da Gama, onde de forma amistosa enfrentarão atletas da cidade.

Data: 28 de janeiro, às 17h. Livre.

Local: Praia de Santa Clara

Comentários
Assista ao vídeo