Informes - GERAIS

Setor público: retomada de obras e investimentos abre caminho para licitações

25 de Janeiro de 2023

Conheça a Garantia Licitante e a Garantia Execução da Confiança Garantias e Cauções

O cenário econômico em 2023 será mais favorável. Pelo menos é que os economistas indicam com o fim do ciclo da inflação global e com a sinalização do atual governo do cuidado com a questão fiscal. Sinal verde para retomada de obras e investimentos pelo poder público. Oportunidade para empresas que muitas vezes esbarram na burocracia, mas que pode ser vencida com ajuda especializada.

Foto: Divulgação/ Pixabay

A realização de obras e investimentos públicos exige um processo burocrático, porém importante, para proteger o dinheiro dos contribuintes: a licitação. Através dela, os governos abrem um processo de escolha da empresa ou consórcio vencedor que ficará responsável pelo objeto da disputa. Para isso, existem algumas exigências às empresas, como a Garantia Licitante, a Garantia Execução e carta- fiança pode ser usada para nesse processo.

A Garantia Licitante tem como objetivo assegurar o cumprimento de todas as normas contratuais pela empresa vencedora de um processo licitatório. Garante, portanto, o risco de recusa do vencedor, ou seja, se a empresa não assinar o contrato, essa modalidade protege o licitante dos custos da anulação do processo ou da chamada do segundo colocado.

Já a Garantia Execução protege o cliente no caso de inadimplência dos executantes. Os órgãos públicos costumam exigir essa garantia, pois, se empresas vencedoras de licitações e responsáveis por obras ou serviços não entregarem o que está em contrato, o ente público será indenizado no valor combinado na carta-fiança.

Essas são duas aplicações práticas e importantes da carta-fiança, um produto no qual a Confiança Garantias e Cauções é especialista. Os serviços oferecidos pela Confiança podem ser consultados no site e nas redes sociais da empresa. Por lá é possível acessar diretamente os canais de atendimento como telefone, WhatsApp e endereço de e-mail.

Acesse: www.confiancagarantias.com.br

Comentários
Assista ao vídeo