Cultura - Música

Sambista Leci Brandão é anunciada em “Favela Vive 5”

24 de Janeiro de 2023

Cypher chega em 26 de janeiro e conta ainda com Marechal, Hariel, Major RJ, além de DK e Lord, do ADL

Leci Brandão
Créditos: Beatriz Madeira – @madeira.beatriz

Há menos de uma semana do lançamento da quinta edição da cypher “Favela Vive”, mais um nome, que até então vinha sendo mantido em segredo pelos membros do ADL – Além da Loucura –, idealizadores do projeto desde a primeira edição. Trata-se da sambista Leci Brandão (78), que é cantora, compositora, ativista e política brasileira e irá, pela primeira vez, emprestar sua voz para um projeto voltado ao Hip Hop.

“Conheci a Dona Leci em um café da manhã, onde estávamos eu e Marechal, e embora o frio na barriga fosse visível, fomos recebidos calorosamente. Gravar e produzir com com uma pessoa como ela é histórico! Pioneira na música de protesto, primeira mulher a compor um samba de desfile da série A, Leci representa muito mais que o samba, ela é a síntese do grito brasileiro neste momento político cultural que passamos. Receber sua generosidade e benção foi a força que buscamos para inspirar o ‘Favela Vive 5’. Um ícone que por si só, já representa uma forma de oração. Favela Vive é a mensagem de Paz e denúncia que deixamos para o Brasil", destacou Thomaz “TG” Garcia, um dos produtores e fundadores do ADL.

Vale ressaltar que a participação de Leci também foi mantida em segredo para a gravação do clipe, uma vez que a cantora também estará no material audiovisual. “Favela vive 5” ainda conta com Marechal, Hariel, Major RD, além de DK e Lord – dupla que compõe o ADL.

O clipe de “Favela Vive 5” chega ao YouTube em 26 de janeiro, já o audio será lançado nas plataformas na virada para o dia 27, com o apoio da Symphonic Brasil, que nestes dois anos de operação, tem dado prioridade máxima aos projetos de Hip Hop dentro da empresa, conforme destaca Ian Bueno, head da companhia no Brasil: “Nesse mês de Janeiro completamos 2 anos da operação da Symphonic no Brasil e desde o dia zero tratamos o Hip Hop e a música urbana independente nacional como uma prioridade da companhia. Essa parceria com o grupo ADL em um projeto tão importante quanto esse reforça muito esse nosso posicionamento, é uma honra imensa pra gente fazer parte da história do rap nacional contribuindo ness novo marco da série Favela Vive”.

Nas edições anteriores, Favela Vive contou com participação de outros grandes nomes, como MV Bill, Djonga, Negra Li.

Sobre Favela Vive: Projeto que nasceu em 2016, com o intuito de reunir grandes nomes da velha escola e da cena atual do rap e da música brasileira. A iniciativa já ultrapassou os 200 milhões de plays.

Ao longo das edições, Favela Vive tem focado em dois motes principais: traçar um raio-x atualizado da periferia brasileira com suas demandas mais contemporâneas ao mesmo tempo que lança luz sobre força, ancestralidade e problemas históricos como violência e exclusão social que acomete o morador de favela.

Com participações de grandes nomes da cena nacional, o projeto é referência no mundo do rap e nas periferias brasileiras. Djonga, Negra Li, Menor do Chapa, BK, MV Bill, Edi Rock , Mc Cabelinho são alguns nomes de peso que participaram de edições anteriores.

Quem Fala também faz

Extrapolando o universo da música enquanto expressão artística e de representação o grupo também deu vida ao “Favela Cria”, uma startup da periferia que é um hub que reúne programas socioeducativos, capacitação profissional, fomento do mercado musical e audiovisual de maneira independente através de colaborações entre novos artistas da cena e nomes consagrados. 

O projeto é coordenado pelo fundador e CEO do grupo ADL, Thomaz "TG" Garcia, especialista em produção cultural pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

O Centro Cultural Favela Cria promove aulas de apoio escolar a jovens adultos, reforço escolar para crianças, jiu-jitsu infantil, curso de barbeiros, além de atividades temáticas em datas comemorativas. A estratégia do grupo é aliar a representação e o alcance do trabalho musical para promover transformação na própria comunidade onde residem, numa espécie de ‘cashback’, subvertendo e ressignificando estereótipos vinculados às comunidades periféricas. 

Sobre ADL – Além da Loucura: ADL é um grupo de RAP da cidade de Teresópolis, serra fluminense, que ganhou respeito e projeção nacional no cenário do RAP com letras e análises acuradas que traçam um perfil detalhado da realidade e dos dramas que atingem as periferias urbanas brasileiras. Citados por Mano Brown e recitados por Criolo, o grupo é um fenômeno das redes como mais de 600 milhões de visualizações só no YouTube.

Formado por DK 47, Lord e os produtores Índio e TG, o grupo existe desde 2007 e atingiu projeção nacional com a criação do projeto Favela Vive, um conjunto de cyphers (colaboração/feat) que trouxeram para nova geração de amantes do ritmo. Um novo raio-x da cena urbana e periférica. Favela Vive, mais que um projeto, acabou se convertendo em um grito de afirmação da própria existência do jovem morador de favela. Uma maneira de se fazer enxergar e se entender no espaço em que habita sem ignorar os desafios que nele se encontra.

O grupo lançou seu primeiro álbum “Da Favela pro mundo” em 2018 e o projeto Favela Vive que caminha para sua 5ª edição que soma mais de 150 milhões de visualizações no YouTube. Já tendo virado referência da nova geração de talentos do Rap Nacional, o grupo ADL empreendeu outras parcerias de sucesso como nomes consagrados como Negra Li, MV Bill, Djonga, L7NNON e Filipe Ret.

Comentários
Assista ao vídeo