Viver - Saúde

Pós-operatório de silicone no verão exige cuidados além do que você imagina

23 de Janeiro de 2023

O procedimento estético necessita de auxílio de profissionais de diversas áreas da saúde para garantir um resultado positivo

Assim como toda cirurgia, o procedimento de implantes de silicone também merece atenção e cuidados especiais. Uma das melhores formas de ter um pós-operatório tranquilo é respeitar o tempo de recuperação e, claro, ter profissionais que estejam de prontidão auxiliando em todo o período.

Todo o processo de prevenção acontece ainda no hospital, e o direto do Centro Nacional - Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn, explica: “o paciente recebe anestesia local e sedação. Depois disso, o tempo de internação é de, aproximadamente, cinco horas e o de repouso pós-cirurgia dura cerca de quatro dias”. Em seguida, é necessário que paciente mantenha todos os curativos, utilize apenas remédios prescritos pelos médicos, não realize esforços e poupe-se de movimentos bruscos. Esses simples cuidados ajudam a acelerar a recuperação e também a garantir que o resultado do procedimento não seja afetado. “É preciso considerar também que, para que o resultado corresponda ao esperado, os cuidados com o pós-operatório devem ser mantidos cuidadosamente e vistos como essenciais para a satisfação do paciente. Se esses cuidados não forem bem-feitos, isso influenciará diretamente no resultado da cirurgia”, destaca Korn.

Além de todos os cuidados já mencionados, pacientes que realizam este tipo de procedimento estético em períodos mais quentes como o verão precisam redobrar o cuidado. Arnaldo Korn explica “por ser um período de alta temperatura e exposição ao sol, é preciso redobrar os cuidados no pós-operatório para não causar desconforto e inchaço”.

Outro ponto destacado pelo diretor é a importância do auxílio de profissionais. “Nessa etapa, assim como no pré-operatório, existe um trabalho multidisciplinar, que envolve profissionais de outras áreas da saúde, como nutricionistas”, revela o diretor. Manter a alimentação adequada, principalmente nos primeiros dias, evita a retenção de líquidos e até mesmo ajuda na cicatrização, já que alguns alimentos podem interferir e tornar esse processo mais difícil. Dessa forma, é importantíssimo ter o acompanhamento de profissionais especializados.

Comentários
Assista ao vídeo