Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Luiz Galebe: o garoto propaganda das Lojas Americanas que revolucionou a empresa

23 de Janeiro de 2023

Nesta segunda-feira (23/01), uma reportagem especial do Portal UOL relembrou o principal garoto propaganda das Lojas Amerincas. No início da década de 1990, Luiz Antonio Cury Galebe anunciava na TV as melhores promoções da Lojas Americanas, que passa por recuperação judicial. As publicidades traziam o tom descontraído da antiga Shop Tour, um programa de vendas televisivo idealizado pelo próprio Galebe.

Geralmente, ela durava cerca de um minuto no ar e passeava pelas prateleiras das lojas mostrando as ofertas e conversando com os vendedores.

Às vezes, recebia participações especiais, como o grupo Mamonas Assassinas, que lançava o álbum homônimo em 1995, ou a apresentadora Eliana, que promovia a boneca Debby Eliana, no Natal de 1996.

A trajetória do garoto-propaganda e a história de Galebe com a varejista começou pouco tempo depois dele lançar o Shop Tour, no final da década de 1980.

"Sempre tive a ideia de fazer a televisão vender as coisas. Eu via televisão e era sempre novela, filme e jornal. Um show aqui, um futebol ali. Eu pensei: um baita veículo de comunicação deveria servir também para fazer negócio", Galebe, em entrevista ao Made In USA Podcast.

Galebe disse ma entrevista ao portal UOL que foi inspirado pela própria televisão dos Estados Unidos, mas que, para trazer o formato ao Brasil, precisava buscar "uma ginga diferente". "Quando eu consegui fazer o que eu queria, eu levei para duas ou três produtoras e elas deram risada da minha cara. Falaram: 'você acha mesmo que alguém vai ficar olhando isso aí por uma hora?'. Aí eu falei: 'lógico que eu acho! Olha que transado que é a loja apresentada por mim, com o lojista, a gente fazendo tudo à vontade?" 

A atração, então, ganhou espaço na Rede Record, ganhando um espaço de uma hora na madrugada da emissora. No entanto, a expansão começou anos depois, atingindo canais como Rede Manchete, Rede Bandeirantes e o Canal 21. "Eu vendi de tênis à anestesia", relatou Galebe.

Após o sucesso do formato, foi a vez da Lojas Americanas procurar pelo apresentador e tentar inovar nas vendas. "Quando me convidaram para fazer Lojas Americanas eu falei: 'Não vou fazer'. E eu era cabeçudo pra caramba. Acabei indo lá conversar e eles falaram: 'A gente não quer copiar você, a gente quer fazer exatamente o que você faz, com você. Então fiz seis anos de Lojas Americanas. Foi uma delícia. Fiz a empresa vender pra caramba."

O ex-Diretor Nacional Institucional da Record TV, Zacarias Pagnanelli, lembra bem desse momento e conta que ele foi um grande case da Talent e com Galebe mais de 100 novas lojas da Americanas foram abertas em todo o Brasil.


Galebe e Zacarias Pagnanelli



Na foto: Zacarias Pagnanelli, Galebe e Britto Jr.

Comentários
Assista ao vídeo