Cultura - Música

Pato Fu solta segundo lote de singles inéditos comemorando seu aniversário de 30 anos

23 de Janeiro de 2023

As três novas músicas, “Silenciador”, “Fique Onde Eu Possa Ver” e “Regresso”, já estão disponíveis em todas as plataformas digitais via ONErpm

Foto: Íris Zanetti

Três meses após o lançamento dos singles “Curral Mal-Assombrado”, “A Besta” e “No Silêncio” em outubro do ano passado, a clássica banda de rock Pato Fu está de volta com mais três faixas inéditas nessa sexta-feira, 20. Essas músicas, já disponíveis nas plataformas digitais via ONErpm, fazem parte das comemorações de 30 anos do grupo.

Ouça “Silenciador”“Fique Onde Eu Possa Te Ver” e “Regresso”.

As novas faixas continuam trazendo mais da experimentação já tradicional do Pato Fu, mas, também – em tom de celebração – incluem memórias de sua carreira na produção e nas letras. Com temas que variam da política a relações interpessoais, os singles novos, “Silenciador”, “Fique Onde Eu Possa Te Ver” e “Regresso” trazem algo novo para a banda.

Formada por John Ulhoa, Fernanda Takai, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Richard Neves, a Pato Fu continua, com esse lançamento, sua jornada de comemoração de 30 anos, que irá resultar em um novo EP da banda e na turnê ‘Pato Fu 30 Anos’. A terceira e última instância desse caminho será em março.

Como também aconteceu com os três primeiros singles desse projeto, as capas desses novos também foram ilustradas pelo artista Bruno Honda, que construiu uma narrativa com seus desenhos – essa que será completamente revelada na capa do EP final.

Abaixo, os integrantes do Pato Fu apresentam cada uma das novas músicas, lançadas nessa sexta-feira e já disponíveis para streaming.

“Fique Onde Eu Possa Te Ver”, composta pelo guitarrista John Ulhoa, é uma homenagem a amigos e “pessoas que queremos bem”, comenta o artista. “Durante a pandemia vi muitos amigos em meio à depressão, à falta de grana, e ao próprio adoecimento pelo vírus. É uma canção pra mandar um abraço a essas pessoas”, relata ele.

“Como curiosidade, parti de riff de guitarra que compus quando comecei a tocar, há quase 40 anos. Se levar isso em conta, é meu novo recorde de música que levou mais tempo pra ficar pronta!”, também conta Ulhoa.

Composta por Fernanda Takai, “Regresso” foge das relações interpessoais e fala diretamente sobre autoexploração e autoconhecimento. Nessa faixa, a vocalista traz também um pouco de sua carreira solo, tendo sua origem “em alguns versos de meu parceiro Climério Ferreira, poeta piauiense presente em meus discos solos”, segundo Takai.

“Ele aparece pela primeira vez num disco do Pato Fu, na faixa produzida por Dudu Marote que traz um ambiente pulsante, sugerindo um mergulho pra dentro de nós mesmos”, afirma a artista.

“Deus fala pelo cano de meu revólver / E a bíblia é o meu silenciador”, esses são versos da primeira estrofe de “Silenciador”, que carrega o peso político dessa segunda leva de singles. Conectando essa faixa com a situação político-religiosa presente no governo do ex-presidente Bolsonaro, John Ulhoa associa a exploração da fé com poder e violência.

“Recentemente acho que cheguei a bom termo com a religiosidade de muitos amigos, das mais variadas correntes. Inclusive com a função social de muitas instituições denominadas “cristãs”. Mas, pra minha tristeza, isso veio justamente no mesmo momento histórico da mais virulenta mistura de política e religião que já testemunhei”, explica o guitarrista. 

Finalizando: “Dizem que a fé move montanhas, mas quando é usada pra validar violência e preconceito, não é de fé que se trata, o nome é outro”.

YouTube | Site oficial | Facebook | Instagram

Sobre Pato Fu: Desde 1992 na estrada, o Pato Fu está sempre em transformação. A banda mineira já se destacou nas principais premiações nacionais, conquistou um Grammy Latino, vendeu discos de ouro e emplacou canções em trilhas de novela, e é também conhecida por se manter incansavelmente original.

O grupo mineiro possui 13 discos e 5 DVDs lançados. Atualmente é composto por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamietti (bateria) e Richard Neves (teclados). A banda coleciona hits autorais – entre eles Canção Pra Você Viver Mais, Sobre o Tempo, Perdendo Dentes, Antes Que Seja Tarde, Simplicidade, Depois e Made in Japan – mas também é reconhecida pela criatividade e originalidade em suas regravações, a exemplo de Ando Meio Desligado (Os Mutantes), ou Eu Sei (Legião Urbana).

Além de shows por todo Brasil, a banda já se apresentou no Japão, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos, e tem sido reconhecida como um dos grupos mais criativos do cenário Pop atual. John, guitarrista e principal compositor do grupo, define: “Somos a mesma banda. Não somos mais a mesma banda..

Sobre ONErpm: A ONErpm é uma empresa de música de última geração que oferece novas alternativas e soluções de negócios inovadoras para artistas, selos e criadores de conteúdo entrarem no mercado. Oferecendo um conjunto completo de serviços sob medida que inclui suporte de marketing, bem como uma infinidade de ferramentas de distribuição e criação de material promocional, inteligência com dados analíticos, recolhimento autoral, contabilidade de negócio e soluções de pagamento global, a ONErpm fornece uma estrutura completa aos seus clientes facilitando as operações do dia a dia para que eles estejam sempre atualizados com o mercado da música e seu caráter complexo, global e dinâmico. Como parceiro confiável, a ONErpm enfatiza a transparência em tudo o que faz, desde a execução de uma campanha de marketing até o pagamento.

A fórmula de sucesso da ONErpm é sustentada por sua tecnologia proprietária, metodologia de marketing e seus mais de 450 funcionários em 29 escritórios em 20 países. A presença global da empresa está em constante crescimento, tornando-a uma das empresas de música independente que mais cresce no mundo. A missão da ONErpm é ajudar artistas e criadores de todas as esferas da vida a serem bem-sucedidos, ao mesmo tempo em que quebra as normas de negócios que sobrecarregaram as gravadoras tradicionais. Com o objetivo de maximizar o valor da música, a ONErpm é líder em novas oportunidades de receita e opera uma das maiores redes multicanais do YouTube (MCN), cujos canais geram mais de 10 bilhões de visualizações todos os meses.

Para mais informações, visite www.onerpm.com

Comentários
Assista ao vídeo