Cultura - Viagem

Natal nas Montanhas de Monte Verde atraiu mais de 200 mil turistas

18 de Janeiro de 2023

Dados da Prefeitura de Camanducaia confirmam nova edição bem-sucedida do evento, organizado pela MOVE e realizado entre 3 de dezembro e 8 de janeiro

A Casa do Noel voltou a ser uma das principais atrações aos turistas no Natal Cultural nas Montanhas
Fotos: Divulgação/MOVE

Encerrado no último dia 8 de janeiro, o Natal Cultural nas Montanhas 2022, em Monte Verde (MG), recebeu mais de 200 mil turistas durante os 36 dias de evento, consolidando o sucesso do destino turístico do Sul de Minas. Realizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, o evento garantiu uma taxa de ocupação superior a 70% nos hotéis e pousadas da cidade, atraindo visitantes de mais de 200 municípios.

“Conseguimos, por mais um ano, repetir o sucesso de público para este evento, que já virou tradição e transformou o nosso distrito em um dos destinos mais buscados no período natalino. Foram mais de 20 atrações gratuitas que encantaram o turista e promoveram o desenvolvimento da região, beneficiando todo o município de Camanducaia. Expresso mais uma vez a nossa gratidão pelo apoio dos empresários locais, dos patrocinadores, dos nossos associados e de toda a nossa comunidade”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Com o tema “Natal Cultural nas Montanhas 2022: contando histórias”, o evento fascinou os turistas e iluminou o destino mineiro com uma decoração que criou uma atmosfera lúdica feita de formas, cores e luzes, envolvendo personagens icônicos representativos da própria comunidade, provocando nos espectadores a ideia e a sensação de acolhimento. Esse universo, recriado com colagens feitas a partir das imagens desenhadas por um talento artístico local, e a recheada programação atraíram visitantes de todas as regiões do Brasil.

“Essa é a primeira vez que venho ao Natal nas Montanhas de Monte Verde, e estou encantada. Está tudo muito bonito e caprichado, desde a iluminação até as atrações que acompanhei e os locais que visitei. O desfile dos personagens e o espetáculo de abertura foram lindíssimos”, afirma Renata Oliveira, de Amparo (SP), que viajou até o distrito mineiro, acompanhada do seu marido, para aproveitar as festividades.

O Despertar das Luzes, atração realizada em todos os sábados ao entardecer, as oficinas de pintura Bauer, o espetáculo Contos e Encantos de Natal, a Contação de Histórias: Lenda da Linda Estrela, da Casa do Noel, foram alguns dos destaques entre as diversas opções da agenda preparada pela MOVE.

Nesta última edição do evento, a decoração cheia de cores e luzes foi desenvolvida pela cenógrafa Carla Joner, que, desde 2020, pesquisa as origens e os ícones de Monte Verde para poder ressignificar com seus projetos a história do vilarejo, hoje reconhecido como um dos principais destinos turísticos do país.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

Comentários
Assista ao vídeo