Colaboradores - Valéria Calente

Leiomiossarcoma de parede lisa do utero saúde e prevenção

16 de Janeiro de 2023

Esta semana tive a honra e privilégio de estar com Regina Prospero, fundadora do Instituto Vidas Raras e uma das pessoas que mais admiro na face desta Terra

Regina enfrenta mais um grande desafio: o diagnóstico de Leiomiossarcoma de parede lisa do útero, e durante nossa conversa tivemos a certeza de que precisávamos falar sobre esse tipo de câncer e levar orientação e informação às mulheres.

Raro, facilmente confundido com miomas benignos, tem origem nas células musculares lisas, presentes em várias regiões do corpo, como trato gastrointestinal, sistema urinário, vasos sanguíneos, pele, couro cabeludo, pulmões ou útero, por exemplo.

Ocorre em aproximadamente 1% de todas as malignidades uterinas, entretanto ocupa em torno de 70% de todos os sarcomas uterinos e contribui para um número significante de mortes por sarcomas uterinos.

Os sintomas do leiomiossarcoma são inespecíficos, e o sangramento pode ser confundido com mioma, e não e detectável pelos exames de rotina. Pode causar náuseas, dor no local, perda de peso sem motivo aparente, cansaço por exemplo, acontece com mais frequência em mulheres no período pós-menopausa, sendo caracterizado por uma massa palpável no útero,

O diagnóstico do leiomiossarcoma é difícil, uma vez que os sintomas não são específicos. Por isso, o clínico geral ou oncologista deve solicitar a realização de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET-CT ou angiografia, para que seja verificada qualquer alteração no tecido, que será complementada pela realização ode bipsia, para verificar a malignidade do sarcoma, confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento.

O tratamento do leiomiossarcoma deve ser feito com orientação do oncologista, que pode indicar a cirurgia para remoção do tumor, podendo ser necessária a remoção do órgão caso a doença já esteja em fase mais avançada.

Além disso, o médico pode indicar a realização de quimioterapia ou radioterapia, antes da cirurgia, para reduzir o tamanho do tumor e facilitar sua remoção, ou após a cirurgia, para eliminar as células cancerígenas que possam ter permanecido.

A quimioterapia ou a radioterapia também podem ser feitas quando existem metástases, que é quando o câncer se espalhou para outras regiões do corpo, de forma a tentar reduzi-las e-ou eliminá-las.

A causa exata do leiomiossarcoma não é totalmente conhecida, mas sabe-se que o câncer surge por alterações ou mutações no DNA das células, se transformando em células malignas que passam a se multiplicar de forma descontrolada. Por isso, esteja atenta a sua saúde, converse muito com seu médico, e se não estiver segura com o diagnostico de mioma peça que aprofunde ao profissional que lhe assiste que aprofunde a pesquisa.

A Regina Prospero faz deste diagnostico mais uma bandeira, e certamente vai levar informação, apoio e acolhimento.

Comentários
Assista ao vídeo