Viver - Saúde

Estudo avalia intervenções fisioterapêuticas que podem reduzir a dor na frente do joelho

9 de Janeiro de 2023

Pesquisa convida voluntários para avaliações e orientações individuais

Estudo avalia intervenções fisioterapêuticas que podem reduzir a dor na frente do joelho | Foto: Divulgação/ Freepik 

Uma pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando voluntários que tenham dor na frente do joelho para estudo que pretende avaliar os efeitos de duas intervenções fisioterapêuticas - cinta no quadril e palmilha - na intensidade da dor nessa região durante atividades funcionais, como caminhada e agachamento. Os participantes passarão por avaliação presencial e receberão orientações individualizadas.

O estudo é realizado pela doutoranda Larissa Rodrigues Souto, sob orientação de Fábio Serrão, docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar. De acordo com a pesquisadora, a dor na frente do joelho pode indicar a presença de osteoartrite, doença que causa o desgaste articular e alterações ósseas. "Essa doença acomete grande parte da população e é responsável por reduzir a qualidade de vida das pessoas que convivem com a mesma. Assim, a realização de pesquisas que visam estudar a dor no joelho bem como avaliar intervenções terapêuticas que podem ajudar na redução da dor é muito importante para a melhora da qualidade de vida dessa população", afirma Souto sobre a importância da pesquisa.

Larissa Souto aponta que estudos já realizados demonstram que pessoas com dor no joelho apresentam alterações na articulação do quadril e no pé, que podem ocasionar o aumento dos sintomas nessa população, incluindo a intensidade da dor. "Assim, é possível que a aplicação de intervenções terapêuticas, tais como a cinta no quadril e a palmilha, sejam capazes de promover redução de intensidade de dor uma vez que essas intervenções visam corrigir as alterações presentes na articulação do quadril e do pé", explica.

A expectativa do estudo é observar redução da intensidade da dor após a aplicação de ambas as intervenções. Para isso, os participantes irão realizar duas tarefas comuns do dia a dia (caminhada e agachamento) e será avaliado se tanto a cinta do quadril quanto a palmilha são capazes de reduzir a dor durante o movimento.

A avaliação dos voluntários será realizada em apenas uma sessão presencial na UFSCar. Além de aplicação das intervenções para a redução da dor, serão feitos alguns testes clínicos como avaliação da força muscular do quadril, da amplitude de tornozelo e da mobilidade do pé. Ao final, os participantes receberão um relatório com os resultados dos testes e receberão uma cartilha online personalizada e individualizada de exercícios físicos para serem realizados em casa.

Pessoas interessadas em participar do estudo devem ter 50 anos ou mais, ter dor na frente do joelho e devem preencher este formulário eletrônico (https://bit.ly/3TTjPIV) até o dia 15 de janeiro de 2023. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 24652419.0.0000.5504).

Comentários
Assista ao vídeo