Viver - Saúde

Verão e os cuidados com a insolação

4 de Janeiro de 2023

Professora Ariane de Paula Maywald, do curso de Medicina da UNIFRAN, explica as melhores formas de cuidar da saúde durante os dias de sol

O verão chegou e com ele, as festas, viagens, animações e claro, a presença do sol. Por isso é importante que com ele, os cuidados estejam presentes em cada passeio, festa, banho de piscina, ida à praia ou mergulho no mar.  

Por conta disso, a professora Ariane de Paula Maywald, do curso de Medicina da Universidade de Franca – UNIFRAN, explica que, quanto à saúde em geral, devemos minimizar os efeitos das mudanças bruscas de rotina, tentando manter alguns hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e sono.  

“Quanto a pele, é importante tentar manter a rotina de cuidados, principalmente com os produtos que são prioritários, como os hidratantes corporais e faciais, protetor solar, sabonete apropriado e se for o caso, algum ativo de tratamento, como produtos anti-idade ou antioxidantes. Ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos cosméticos não precisam ser suspensos em períodos de exposição solar ou de viagens. Porém, atenção especial deve ser dada ao protetor solar nesse período mais quente do ano, para evitar manchas, envelhecimento precoce e ainda reduzir o risco de câncer”, completa a docente.  

Além disso, Ariane Maywald alerta sobre a importância do protetor solar e os males que o banho de sol em excesso pode acometer. “O principal erro cometido pelas pessoas que viajam a praias é não fazer o uso de protetor solar em dias nublados. A radiação solar atravessa as nuvens e mesmo assim pode causar queimaduras na pele. Então é importante lembrar de passar o produto a cada 2 ou 3 horas e ainda usar os protetores de barreira como camisetas com tecido de proteção UV, chapéus, bonés e optar por ficar em locais com sombra. Além disso, a hidratação deve ser reforçada, com a ingestão mínima de cerca de 3 litros de água ou outros líquidos ao dia para evitar mal-estar e a insolação.”  

É importante alertar também, que durante estes períodos, o sistema imunológico é afetado, podendo gerar problemas para diversos aspectos da saúde mental e física. “Na maioria dos casos, nessa época, nós mudamos muito a nossa rotina habitual. Reduzimos nossas horas de sono, paramos com os exercícios físicos, aumentamos a ingestão de álcool, reduzimos o consumo de alimentos in natura e abusamos de alimentos industrializados, processados, frituras e doces. Além disso, há uma redução importante no consumo de água. Embora seja algo que nos parece comum e habitual, nosso sistema imunológico sofre um prejuízo importante por cada uma dessas mudanças. A melhor forma de minimizar esse prejuízo é buscar manter a qualidade do sono e da alimentação, pois os bons hábitos não vão nos impedir de aproveitar as férias. “  

Por fim, a professora do curso de Medicina da UNIFRAN, Ariane Maywald, finaliza dizendo que para evitar prejudicar a saúde em viagens de fim de ano, é necessário simplesmente não exagerar. “Evitar os exageros, pode parecer clichê, mas essa é uma máxima que funciona. Não há problema em comer os petiscos que tanto gostamos, tomar um vinho ou cerveja, mas podemos evitar os exageros e, sempre que possível, ingerir frutas, vegetais e muita água”.  

Sobre a UNIFRAN - Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN tem em sua estrutura mais de 253 mil metros quadrados. A Instituição oferece cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade está entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings). O curso de Medicina é reconhecido como o melhor do País, entre instituições públicas e privadas, conforme Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). A UNIFRAN pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

Comentários
Assista ao vídeo