Viver - Saúde

Dores articulares afetam mais da metade das mulheres na menopausa

4 de Janeiro de 2023

Condição está ligada às alterações hormonais, principalmente à queda do nível do estrogênio

Quando se fala em menopausa, logo vem a cabeça a imagem de uma mulher sofrendo com as ondas de calor, os famosos fogachos. Porém, o que poucas pessoas sabem é que as dores articulares também são manifestações das alterações hormonais que ocorrem antes e depois da menopausa.
 
Estudos apontam que a dor musculoesquelética, incluindo a articular, é relatada por mais da metade das mulheres que estão na menopausa ou no climatério.
 
Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Dor Crônica e Saúde Postural, a artralgia (dor nas articulações) é um sintoma muito comum nas mulheres a partir dos 45 anos.

“Entretanto, é muito importante diferenciar a dor articular da menopausa da dor articular ligada a processos degenerativos e inflamatórios, como a osteoartrite e artrite reumatoide”.
 
Estrogênio e articulações: qual a relação?
 
A queda dos níveis de estrogênio é uma das principais causas de dor nas articulações durante a menopausa.

“O estrogênio é responsável por regular os níveis de fluidos no corpo. Portanto, se os níveis desse hormônio estiverem baixos, o corpo torna-se menos capaz de reter água, o que pode afetar a hidratação e lubrificação dos tecidos articulares, incluindo as cartilagens, ligamentos e tendões”, comenta Walkíria.
 
A água também é uma parte natural do líquido sinovial, substância semelhante a um gel que lubrifica a cartilagem e ajuda as articulações a se moverem sem criar atrito. Dessa maneira, sem água suficiente, a flexibilidade e a lubrificação dos tecidos articulares podem ser afetadas e, como resultado, surgem as dores articulares.
 
Outro fator de risco para as dores articulares é o ganho de peso, algo muito comum na época da menopausa. “O excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações que suportam o peso, como joelhos e quadris”, diz Walkíria.
 
Rigidez e dor
 
A artralgia pode afetar qualquer uma das articulações do corpo como punhos, ombros, joelhos, quadris e coluna. A dor costuma ser mais intensa pela manhã e pode ser acompanhada de rigidez e aquela sensação de que a articulação está “rangendo”.
 
Fortaleça seus músculos e articulações
 
Apesar do cansaço típico da menopausa, a principal recomendação para combater as dores articulares e os outros sintomas dessa fase é exatamente realizar atividades físicas e manter-se ativa. O ideal é investir em treinos de musculação e em exercícios para aumentar a flexibilidade.
 
Um dos melhores métodos para alcançar esses objetivos é o Pilates Studio, que pode estar associado a treinos de musculação. O fortalecimento muscular é fundamental para tirar a pressão das articulações.
 
“Além disso, previne as fraturas nas mulheres que já tem osteoporose, outra consequência da menopausa. O Pilates tem benefícios adicionais como melhora da postura, equilíbrio, amplitude de movimento, flexibilidade, respiração e fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna”, finaliza Walkíria.

Comentários
Assista ao vídeo