Notícias -

O que é preciso para criar um site profissional: confira cinco dicas

7 de Maio de 2023

Com a internet cada vez mais presente na vida dos brasileiros, é normal que muitos negócios queiram acompanhar essa onda para garantir que não sejam esquecidos. Além disso, outros negócios novatos também podem aproveitar para divulgar os seus serviços de forma digital e conquistar cada vez mais o públicoi. Em ambos os casos, criar um site pode ser uma excelente porta de entrada para começar a estabelecer a presença de um negócio no mundo virtual.

Se antigamente esse processo poderia ser uma grande dor de cabeça, afinal de contas, seria necessária a contratação de programadores, designers, etc., atualmente a situação é bastante diferente. Escolher um domínio digital pode depender apenas da boa vontade de alguém disposto a aprender, e os resultados que um site pode proporcionar a uma empresa são praticamente inimagináveis. Ter um endereço virtual pode fazer toda a diferença entre vender ou não vender nos dias de hoje. Acompanhe algumas dicas para não ficar por fora!

  1. Escolha uma boa identidade visual

Há quem pense que a beleza pode ser um capricho, e o que importa é que as coisas funcionem, mas essa premissa não poderia estar mais equivocada. Mesmo que as pessoas não saibam, a beleza e o bom design estão diretamente ligados ao fato de alguém gostar ou não de algum site ou plataforma. Por isso, antes de criar um site, vale a pena pensar na identidade visual deste, ou seja, toda a parte estética que envolve desde a criação de um conceito, uma marca, uma logo, as cores que serão escolhidas, padrão de letras etc.

Há pessoas que têm um senso estético mais apurado e conseguem facilmente desenvolver essa ideia de forma inicial sem ajuda profissional, mas para as pessoas que decididamente não conseguem, vale a pena o investimento em ajuda especializada. A inteligência artificial tem ajudado cada vez mais as pessoas em tarefas tecnológicas, mesmo assim, em coisas tão subjetivas quanto a estética, nada melhor do que os olhos humanos.

  1. Garanta que o site não tem problemas de usabilidade

Além da beleza, o mais importante é que o site seja funcional, ou seja, que as pessoas consigam utilizá-lo de forma simples e prática, sem que tenham dúvidas. Além disso, se é um site cujo objetivo é vender, também é extremamente importante estar atento às novas tendências do mercado. Um exemplo é a chegada do PIX, cada vez mais consolidado como uma das principais formas de pagamento escolhidas pelos brasileiros. Automaticamente, um site que não conta com a opção PIX para pagamentos já está desatualizado, o que nem sempre é bem visto pelo público.

  1. Alimente o seu site com bons conteúdos

Os brasileiros são líderes no que diz respeito ao tempo diário que passam no celular, e essa é uma oportunidade que as empresas não podem perder. O processo de divulgação de um negócio profissional envolve muitas etapas que podem não estar diretamente relacionadas às compras propriamente ditas. Antes de comprar em algum site, o público pode acessar aquele site simplesmente por causa de algum conteúdo do seu interesse, ou mesmo para ver a descrição mais completa de algum produto.

A criação e a manutenção dos conteúdos de qualquer site representam uma das partes principais para garantir que o site seja cada vez mais reconhecido pelo público. A Nestlé, por exemplo, é uma das marcas que alimenta o site com receitas para o público — e é claro que as receitas em questão utilizam produtos Nestlé, unindo o útil ao agradável.

  1. Preze pela segurança do site

A segurança é um dos temas mais comentados no que diz respeito à tecnologia hoje em dia. Isso porque os ciberataques têm crescido cada vez mais no Brasil e é preciso pensar na segurança dos dados das plataformas e dos clientes das plataformas. Na hora de criar um site, portanto, um dos pontos mais relevantes deve ser a plataforma em que este está hospedado. Verifique se a plataforma cumpre os principais critérios de segurança do mercado atualmente, por exemplo, a criptografia dos dados etc. Além disso, lembre-se de que os dados dos clientes que se cadastrarem na plataforma devem ser mantidos em total segurança, já que uma fuga destes pode acabar comprometendo a reputação da empresa.

  1. Divulgue o seu site em outros lugares

Após o site estar pronto, a divulgação é fundamental. Isso significa, por exemplo, divulgá-lo nas redes sociais relacionadas ao serviço profissional caso elas existam, nos cartões de visita do negócio caso seja um negócio físico etc. Quanto mais visualizações for possível atrair para o site, maiores as chances de conquistar um público assíduo.

Um jogo de longo prazo!

Criar um site é um processo trabalhoso e que envolve muito tempo, principalmente paciência para colher os resultados. Numa fase inicial, mesmo empresas já estabelecidas podem ter dificuldade de atrair o público para um site, e no caso das empresas novatas, isso pode levar ainda mais tempo. O importante é não desistir, continuar alimentando o site com conteúdos interessantes e fazendo todo o “dever de casa”. Nada melhor do que o tempo nesta situação para reconhecer todo o esforço e trabalho duro, mostrando as recompensas de tudo o que foi feito!

Comentários
Assista ao vídeo