Viver - Saúde

Anvisa acaba de aprovar novo medicamento para obesidade

2 de Janeiro de 2023

Anvisa libera comercialização de medicamento que promete resultados nunca vistos para perda de peso

Cerca de 70% dos pacientes perderam pelo menos 10% do peso, metade perdeu 15% e cerca de um terço dos participantes conseguiram uma redução de 20% do peso corporal

A Anvisa aprovou nesta segunda-feira (02) um novo medicamento que promete revolucionar o tratamento da obesidade no Brasil. O Wegovy, ou Semaglutida com dose semanal de 2,4 mg, garantiu uma redução de até16.9% do peso corporal nos pacientes avaliados.

No estudo - realizado com 1.961 adultos obesos, dividido em 3 fases e comandado pela STEP - apontou que a dosagem foi capaz de garantir uma redução de 16.9% do peso corporal em mais de 100 participantes avaliados.

Cerca de 70% dos pacientes perderam pelo menos 10% do peso, metade perdeu 15% e cerca de um terço dos participantes conseguiram uma redução de 20% do peso corporal.

“A redução de peso alcançada com o uso desse medicamento é muito maior do que os resultados obtidos com qualquer outro remédio para obesidade, e simboliza um avanço nunca antes visto no tratamento da obesidade. Mas, é importante ressaltar que o medicamento só deverá ser usado com recomendação médica”, afirma o médico endocrinologista André Vianna.

Com a liberação da Anvisa, o medicamento passará a ser indicado para pacientes que não obtiverem sucesso no tratamento da obesidade com dieta e exercícios físicos. Fabricado pelo laboratório farmacêutico Novo Nordisk, o Wegovy é uma versão do Ozempic mais potente e autorizada para o tratamento da obesidade,

As diferenças estão na dosagem, que é 1,4 mg maior do que a do Ozempic e na sua eficácia para a manutenção dos resultados, já considerados superiores a outras drogas injetáveis disponíveis no mercado.

Chegada do verão traz alerta
Conforme o verão se aproxima, a busca por medicamentos que resultam em emagrecimento rápido também aumenta, especialmente, entre as mulheres. Atualmente, a maior parte das opções disponíveis nas farmácias exigem prescrição médica, mas outros medicamentos têm venda livre.

O endocrinologista André Vianna alerta no entanto que dependência química, perda de massa magra e problemas no fígado são as principais consequências do uso indevido de medicamentos sem recomendação e acompanhamento médico.

“Quando a pessoa perde peso em um curto período de tempo sem uma alimentação saudável, sem prática de atividade física, e com métodos e remédios que não são os mais recomendados, ela pode perder massa muscular ao invés de eliminar gordura, e ainda ter uma alteração no ritmo metabólico, entre outras complicações”, afirma Vianna.

O reganho de peso também é uma das possibilidades nesse cenário. As alterações no ritmo metabólico fazem com que este fique mais lento. A longo prazo, a tendência é que a pessoa ganhe novamente todo o peso perdido ou até mais.

Emagrecimento saudável
O processo para perda de peso deve ser feito de uma maneira estruturada. O médico endocrinologista reforça que a obesidade, caracterizada por um IMC acima de 30, é um problema crônico, que não tem cura, mas tem controle. “É possível sim emagrecer de forma saudável, por meio de uma alimentação estruturada, com acompanhamento adequado com nutricionista, prática regular de atividade física e, em muios casos, com medicação adequada para a obesidade. Mas, é claro, com recomendação e acompanhamento médico”, finaliza Vianna.

Comentários
Assista ao vídeo