Notícias - Autoridades

Governo de São Paulo certifica mais de 120 ouvidores da Administração Pública

16 de Dezembro de 2013

Nesta quinta-feira (12), mais de 120 ouvidores da Administração Pública Paulista foram certificados pelo Governo do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

O Curso de Capacitação de Ouvidores foi ministrado pela Secretaria de Gestão Pública, através da Comissão de Centralização das Informações do Serviço Público do Estado (CCISP), durante cerca de cinco meses para quatro turmas.

O conteúdo foi formulado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, a ABO, que firmou convênio com o Governo do Estado em junho deste ano com o objetivo de aprimorar os conhecimentos das equipes de Ouvidorias no desempenho de suas atividades.

Com o evento, encerra-se uma primeira etapa de capacitações. Atualmente o Estado de São Paulo conta com aproximadamente 260 ouvidores.

Comissão

A Comissão de Centralização das Informações do Serviço Público do Estado de São Paulo (CCISP) foi criada pelo governador Mario Covas em 2000, um ano após a instituição das ouvidorias. Sua função é coordenar todas as ouvidorias públicas do estado, além de elaborar relatórios semestrais que são entregues ao governador, oferecendo um parâmetro completo do funcionamento do serviço público.

Em 2012, o trabalho do órgão foi impulsionado devido a ações da Secretaria de Gestão Pública, pasta a qual a comissão é vinculada. A CCISP começou a visitar as ouvidorias de São Paulo para colher demandas; também esteve mais presente no Interior e ajudou na criação o Portal da Transparência, com capacitações em 17 encontros realizados em diversas localidades.

Além disso, foi firmado convênio com a ABO para o oferecimento de cursos de capacitação aos ouvidores. Um dos benefícios foi a redução do valor do curso. “Ele tem um formato específico para o ouvidor público, voltado para a realidade paulista. É a primeira vez que, além da capacitação, é oferecida a certificação a esses ouvidores, uma preocupação para o mercado de trabalho”, destaca o secretário adjunto de Gestão Pública do Estado, Rogério Barreto.

Modernização

Outro benefício conquistado por meio de iniciativa da Secretaria foi a modernização do sistema do site da ouvidoria (www.ouvidoria.sp.gov.br).

“Agora, o acesso é feito de forma mais simples e direto, otimizando a navegação não só internamente, para os ouvidores, mas, principalmente, para que a população possa registrar suas demandas com mais facilidade”, destaca Barreto, lembrando outro ponto importante. “Com esta atualização, é possível acessá-lo de plataformas móveis, como smartphones, tablets, entre outros”.

Comentários
Assista ao vídeo