Viver - Saúde

Cirurgião-plástico cresce nas redes por falar sobre humanização da cirurgia-plástica

23 de Dezembro de 2022

Dr. Josué Montedonio acredita que as redes sociais colaboram para os procedimentos exacerbados

De acordo com um estudo que reuniu dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é atualmente o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, alcançando a média 1,5 milhões de procedimentos no ano.

Dr. Josué Montedonio Nascimento, cirurgião plástico | Foto: Divulgação

Mas realizar uma cirurgia plástica é um processo delicado, apesar dos fins estéticos, toda cirurgia apresenta riscos, que podem variar de acordo com cada paciente. De acordo com o Dr. Josué Montedonio, cirurgião-plástico da clínica AudiMontedonio, com a ascensão das mídias digitais houve também o aumento da divulgação de procedimentos estéticos e a comparação com os padrões expostos nas redes, por essa razão o Brasil apresenta taxas tão altas.

Uma das principais preocupações do Dr. Josué é justamente a comparação com o irreal. De acordo com o cirurgião, é muito comum pacientes o procurarem com referências que não se adequam ao seu biotipo, por conta das exposições exageradas que a mídia apresenta.

A internet tem seu lado negativo, e quando olhamos sob a perspectiva de um cirurgião plástico, esse lado é essa exposição constante de celebridades e influenciadores, que tem uma realidade diferente, com acompanhamento de nutricionistas, personal, drenagens constantes que impactam no resultado final. A cirurgia plástica é só uma das etapas para alcançar o resultado”, explica o médico.

Por essa razão, o Dr. Josué coloca em prática o atendimento humanizado, que busca entender qual a queixa do paciente e qual a origem, se é uma dor interna ou causada pela pressão das redes, pois em alguns casos, a queixa do paciente não será resolvida com uma cirurgia plástica.

Além disso, outra prática adotada pelo cirurgião é não divulgar resultados de “antes” e “depois” em seus canais de comunicação. Segundo ele, além da prática não ser permitida, só reforça a necessidade de comparação. Como alternativa encontrada, o cirurgião trabalha com animações que explicam e desmistificam pontos relacionados à cirurgia plástica e os procedimentos que realiza.

Sobre

O Dr. Josué Montedonio Nascimento possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2004). É sócio da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, membro da Federación Latino Americana de Quemaduras, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgeons. Atualmente é sócio na Clínica AudiMontedonio.

Comentários
Assista ao vídeo