Viver - Saúde

Lipoaspiração, minilipo, hidrolipo e lipo HD: entenda esses procedimentos

19 de Dezembro de 2022

Especialista explica os termos e as técnicas cirúrgicas usadas em cada um deles

O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias estéticas no mundo: todos os anos, milhares de pessoas recorrem às plásticas para melhorar a aparência e, consequentemente, a autoestima. Um dos procedimentos mais procurados é a famosa lipoaspiração, capaz de remover gordura de várias partes do corpo. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica mostram que, em média, 217 mil brasileiros se submetem à lipoaspiração todos os anos. Esse número mostra que a “lipo” é o segundo procedimento cirúrgico estético mais comum, perdendo apenas para o implante de silicone nos seios.

Foto: Divulgação/ Freepik

Tamanha popularidade, somada ao avanço da tecnologia, possibilitou o desenvolvimento de vários novos tipos de lipoaspiração. Surgiram nos últimos anos procedimentos como minilipo, hidrolipo e lipo HD. Mas o que eles têm em comum? E o que têm de diferente? O cirurgião plástico Dr. Rafael De Fina explica que a confusão entre esses termos é frequente, mas detalha o que cada um significa.

O especialista afirma que lipoaspiração é o nome genérico para uma cirurgia que remove gordura localizada de áreas que geralmente incomodam o paciente, como flancos, abdômen, coxa, braços, costas ou papada. O procedimento é indicado para pessoas que estejam em um peso adequado para a altura. Antes e após a lipo, é importante evitar o fumo e os remédios que dificultam a cicatrização. No pós-operatório, também é necessário usar cintas e faixas de compressão por alguns dias.

A “minilipo”, por sua vez, é uma lipoaspiração menor, realizada, por exemplo, em pequenas áreas do abdômen. Por sua extensão reduzida, a minilipo geralmente é feita com anestesia local e em ambiente de consultório. Já a “hidrolipo” é um procedimento um pouco maior, realizado em áreas como a região abdominal inteira, costas, braços, coxas e papadas. Na hidrolipo, também é possível fazer enxertos de gordura em outras partes do corpo, como glúteos, coxas, peitoral, panturrilha e mamas. A “lipo HD”, por fim, é uma cirurgia ampla, geralmente realizada em ambiente hospitalar. Nela, ocorre a chamada “lipoescultura”. A lipo HD também é marcante pelo realce dos sulcos no abdômen, melhorando a definição muscular.

Dr. Rafael De Fina ainda alerta que apenas os cirurgiões plásticos têm conhecimento suficiente para executar as lipoaspirações. “É muito importante escolher um profissional adequado, que tenha uma equipe acostumada a realizar o procedimento”, afirma. Ele lembra, também, que antes de fazer uma lipo, é importante passar por consultas para decidir com o médico se a cirurgia é de fato adequada. Ajustes na alimentação e no estilo de vida também podem ser fundamentais para alcançar o resultado desejado.

Comentários
Assista ao vídeo