Viver - Saúde

5 dicas para evitar dor de ouvido no avião

15 de Dezembro de 2022

Viagens de avião ou de carro em serra, podem causar incômodos e dores de ouvido que vão desde dores ou pressão na cabeça, nos dentes e até na face. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, explica que essa sensação ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a mudança de altura na decolagem e pouso de avião ou viagens de automóvel em serras. “Esse desconforto pode passar em alguns segundos ou minutos após o fim da viagem, mas dependendo da intensidade do trauma, isso pode aumentar”, avisa. Quando o ouvido não consegue equalizar a pressão interna com a externa, ocorre um trauma interno, com secreção de líquido e até sangue dentro da orelha média. Chamamos de barotrauma e isto ocorre por bloqueio de um canal que comunica o ouvido e o nariz, chamada tuba auditiva.

Dra. Roberta Pilla Otorrinolaringologista membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - ABORL-CCF conta que em crianças e bebês o problema é mais frequente pela própria anatomia das estruturas envolvidas na regulação desta pressão, que incluem o tamanho e posição da tuba auditiva e imaturidade do sistema de compensação, que pode piorar caso a criança esteja passando por algum processo inflamatório, como crise alérgica, resfriado, infecções em ouvido, ou gripe.

Por isso, os especialistas deixam seis dicas valiosas para evitar o problema que pode atrapalhar as férias.

  1. Manobra de Valsalva é um método que aumenta a pressão intratorácica para equalizar a pressão dos ouvidos e consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz. Apesar de ser a primeira opção das pessoas, deve-se evitar realizá-la com muita intensidade, pois pode piorar ainda mais a dor e congestão do ouvido.
  2. Mastigar chicletes ou alimentos, de preferência duros, como maçã ou cenoura, podem ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor já que este movimento força os músculos do rosto que abrem a comunicacao entre o ouvido e o nariz, chamada tuba auditiva. Isto permite equalizar a pressão e ajuda a diminuir a sensação de ouvido tampado.
  3. Provocar bocejo com o mesmo princípio da mastigação, aciona músculos da face, liberando a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão.
  4. Fazer uma compressa quente no ouvido por cerca de dez minutos ajuda a aliviar a dor causada pela pressão, aliás ajuda qualquer tipo de dor de ouvido!
  5. O uso de spray nasal desde que devidamente indicado pelo otorrinolaringologista ajuda na passagem do ar para o ouvido, assim, a pressão se reequilibra mais facilmente.
  6. Em crianças, uma saída para minimizar o incômodo é tentar fazer alguma coisa que movimente a mandíbula da criança. “Como por exemplo, fazer engolir, dar a chupeta, tomar água, amamentar, chupar a mamadeira, até mesmo deixar chorar um pouco pode ajudar a mobilizar estas estruturas e melhorar o desconforto. Eventualmente gotas otológicas e analgésicos também podem ser indicadas pelo médico para minimizar o desconforto. Compreensão, carinho, colo e aconchego são sempre indicados!” Completa Dra. Roberta Pilla.

Uma última sugestão indicada pela Dra. Maura Neves otorrinolaringologista pela USP é sempre que possível, evitar realizar voos quando o nariz estiver muito congestionado. “O risco de barotrauma nesta situação aumenta muito. Fale sempre com seu otorrino antes se a viagem dor inadiável”, finaliza a médica.

Comentários
Assista ao vídeo