Viver - Mundo Pet

Lugar de cachorro é na cama? Saiba como a presença do seu cãozinho está ligada à sua saúde!

12 de Dezembro de 2022

Ter a presença do seu cãozinho na cama tem seus prós e contras, só que muitas pessoas que querem uma noite de sono melhor, escolhem dividir o espaço com o pet. Mas é muito importante pensar um pouco mais sobre o assunto.

Foto: Divulgação/ Freepik

Para alguns, dormir com um animal de estimação está fora de questão por conta de alergias ou até mesmo para delimitar o espaço de circulação do animal, por outro lado, também é importante refletir se essa atitude é boa para o animal.

Mas de acordo com a Comunidade Veterinária da América do Norte, dormir com os animais de estimação pode fazer muito bem, visto que isso representa um vínculo estreito com os tutores, sendo uma demonstração de confiança.

Animais intimamente ligados aos humanos podem até mesmo trazer benefícios para a saúde ao dormir com os tutores, como o aumento de neurotransmissores benéficos, como dopamina e oxitocina.

De qualquer forma, antes de se decidir, é interessante saber quais são os prós e contras de dormir com o pet, precauções de higiene importantes e os cuidados ao dividir a cama com o cãozinho.

Prós e contras de dormir com o animal de estimação

Dormir com o animal de estimação é um assunto que precisa ser resolvido para muitas famílias, mas pensando nos seres humanos, se trata mais de uma questão pessoal do que qualquer outra coisa.

Muitos especialistas afirmam que esse hábito não é bom, visto que pode prejudicar a qualidade do sono. O cão pode se mover, latir e interromper o sono de várias formas, visto que eles não dormem de maneira contínua.

Em uma clínica que utiliza aspirador cirúrgico veterinário, o profissional até mesmo indica esse hábito, visto que faz muito bem para o cachorro, mas para o humano é diferente porque eles se levantam durante a noite para caminhar e podem acordar o dono.

Como resultado, o sono do tutor também fica fragmentado, mesmo porque, os chamados micro-despertares acontecem mesmo que a pessoa não tenha consciência disso, mas perturbam o sono profundo.

São momentos associados à liberação do cortisol, hormônio do estresse, prejudicando a qualidade do sono. Por outro lado, alguns estudos mostram que a presença de animais de estimação também é benéfica para algumas pessoas.

Indivíduos que sofrem com problemas de depressão e ansiedade encontram vantagens nesse hábito porque o animal é como um travesseiro ou um cobertor, afinal, seus pelos macios e fofos reduzem as crises de ansiedade.

A maioria das pessoas que dormem com os animais afirmam que eles causam alguma perturbação discreta, mas que mesmo assim continuam sendo benéficos para o sono.

Mas também existem aqueles que acreditam que os animais podem prejudicar a qualidade na hora de dormir, uma pesquisa utilizou rastreadores de sono em cães e tutores para medir a qualidade do sono de ambos.

Para uma clínica veterinária perto de mim, o hábito é benéfico porque os animais têm uma noite de sono revigorante, assim como os seres humanos, de acordo com a pesquisa.

Só que para garantir a qualidade do sono e a saúde dos animais e dos tutores, é necessário ter algumas precauções.

Higiene necessária para dormir com o pet

Os animais andam em vários lugares, tanto dentro quanto fora de casa, e é exatamente isso que pode prejudicar a saúde, no entanto, alguns cuidados com a higiene, como banhos e tosas regulares, evitam esses problemas.

Depois de voltar de um passeio, é necessário limpar as patinhas do animal, assim como é fundamental limpar as patas dos gatos depois que utilizam a caixa de areia.

Os donos também precisam escovar os animais frequentemente para evitar reações alérgicas e pelos mortos na cama. Cada raça de cão e gato tem uma quantidade diferente de pelos, por isso alguns soltam mais e outros soltam menos.

Ao conversar com um profissional em um hospital veterinário pet stop, o tutor pode obter recomendações completas sobre esses cuidados, que no geral são:

  • Banhos;
  • Tosa;
  • Higienização das patas;
  • Escovação.

Não se pode esquecer da vacinação, vermifugação e proteção contra pulgas e carrapatos, pois isso evita doenças como verminoses, proliferação de parasitas e toxoplasmose.

Se o dono tiver todos esses cuidados, poderá dormir com o animal de estimação sem problemas, inclusive, eles podem até mesmo dormir com as crianças.

Cuidados necessários ao dividir a cama com o cão

Dividir o espaço com animais de estimação, incluindo a cama, é um hábito histórico e está relacionado com a evolução canina e o próprio desenvolvimento da espécie humana.

Hoje em dia, as pessoas investem em projeto climatização residencial para o conforto de todos os moradores, inclusive dos cães, mas antigamente, dormir junto era um ato de proteção e para se proteger contra o frio.

Para o cachorro, a cama é um alto grau hierárquico, e uma vez que ele dorme com o tutor dessa forma, dificilmente vai abrir mão do conforto.

Pessoas que gostam da companhia do pet na hora de dormir podem fazer isso sem problemas, mas antes, é necessário tomar alguns cuidados. São eles:

Verificar a saúde do pet

Dormir com o cãozinho é uma forma de fortalecer os vínculos afetivos com ele, mas é necessário ter muita cautela para dividir o espaço e a hora do sono.

É necessário procurar o veterinário regularmente e garantir que a vacinação esteja em dia. O tutor deve aplicar os vermífugos de forma regular para proteger sua saúde e a do pet.

Trocar as roupas de cama regularmente

Para evitar alergias e até mesmo doenças, é muito importante trocar as roupas de cama regularmente, principalmente se o cachorro soltar muito pelo.

Alguns proprietários de animais cuidam de todos os aspectos do cão, por exemplo, usando uma escovinha de unha dupla. Mas para dormir com ele, também é fundamental cuidar da limpeza da cama.

Mesmo que seja algo um pouco mais trabalhoso, é fundamental para evitar problemas de saúde e continuar dormindo com o pet.

Ensinar o animal

Desde cedo, é muito importante ensinar o animal sobre o local adequado para fazer as necessidades, e o ambiente deve ser escolhido pelo tutor.

Quando o cachorro é filhote, pode acontecer de urinar na cama, no sofá e em outros locais onde ele se encontra, mas ao longo do tempo, ele vai aprender a usar o espaço destinado para isso.

Para evitar problemas na fase de adaptação, o ideal é procurar uma empresa de impermeabilização de estofados, protegendo assim o colchão e o sofá.

Higienizar o animal

O lar é o local onde as pessoas têm sua privacidade, seu conforto e recebem pessoas queridas, por isso, várias coisas são importantes para manter a qualidade do ambiente, como no caso de película para redução de calor residencial transparente.

Quem tem animais de estimação também precisa se preocupar com sua higienização, principalmente se ele vai dormir na cama. Assim como as pessoas não devem dormir sujas ou suadas, a mesma coisa vale para os cachorros.

O banho deve ser de 15 em 15 dias, de acordo com a quantidade de pelos, seguindo recomendações de higiene, como no caso da escovação.

Antes de dormir, também é muito importante lavar as patas do animal e deixá-las bem secas, usando um secador de cabelos para evitar a umidade.

Manter o espaço sempre limpo

Uma cerca de segurança residencial é muito importante para a tranquilidade durante o sono, mas os espaços divididos com o animal precisam estar sempre limpos, como no caso de tapetes, sofás e outros estofados.

Se a casa tiver carpete, mesmo que o animal não durma na cama, os cuidados devem ser constantes para evitar problemas de saúde e criar ambientes desconfortáveis para a família.

Afinal, dormir com o animal é bom ou não?

Dormir com o cachorro não faz mal e é muito benéfico para ele e para o tutor, mas é muito importante ponderar questões pessoais, antes de tomar a decisão.

Além disso, o animal se torna muito mais apegado ao dono, o que pode atrapalhar durante uma viagem e a necessidade de hospedar o pet em um hotel cachorro, visto que ele terá mais dificuldades para se desapegar e se adaptar.

Pessoas com rinite alérgica também não devem se arriscar por conta dos pelos, mas fora isso, dormir com o cãozinho melhora a qualidade do sono de ambos e estreita os laços de amizade.

Considerações finais

Os animais de estimação são muito queridos e fazem parte do dia a dia das pessoas, e algumas simplesmente não conseguem ficar longe deles nem na hora de dormir.

Para o cachorro, dormir na cama com o dono é um sonho realizado, afinal, o lugar é muito mais confortável do que qualquer caminha e ele ainda pode aproveitar a companhia da pessoa mais importante de sua vida.

Por isso, é necessário sempre ponderar a realidade individual e chegar em uma conclusão se é possível deixar o cachorro dormir na cama junto com seu tutor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários
Assista ao vídeo