Programas -

O que devo saber antes de comprar um depurador de ar?

12 de Dezembro de 2022

O que devo saber antes de comprar um depurador de ar? Antes de comprar um depurador de ar você precisa definir qual é o objetivo de uso do aparelho. Por exemplo, você quer um depurador para sua cozinha em um apartamento ou para o seu restaurante? 

Foto: Divulgação/ Canva

Lembre-se que a voltagem e a potência do aparelho estão entre os principais pontos a observar para fazer essa escolha dos melhores depuradores de ar. Afinal, você não precisa investir em um aparelho muito grande e caro para um espaço pequeno e uso cotidiano.

Por outro lado, uma cozinha profissional precisa de um depurador que acompanhe esse ritmo. Continue lendo e confira nossas dicas para acertar na sua escolha.

1. O que devo saber antes de comprar um depurador de ar? Defina o uso do aparelho

O tamanho da sua cozinha e a frequência de uso importa muito quando você escolher um depurador. Portanto, é muito importante que você escolha o seu depurador conforme o uso que fará do aparelho.

Pois, assim você pode escolher o tamanho certo, conforme o número de boca do seu fogão. Além de também acertar em outros detalhes, como a potência, que é fundamental para que o aparelho seja efetivo na purificação do ar.

Existem depuradores de 60 cm, 70 cm, 80 cm e até 90 cm. Enquanto os dois primeiros são recomendados para cooktops e fogões de até 4 bocas, os dois últimos são para fogões maiores, com 5 ou 6 bocas.

2. Capacidade de sucção, voltagem e filtros

O que devo saber antes de comprar um depurador de ar? Quanto maior a sua cozinha, maior precisa ser a capacidade de sucção do aparelho. Além disso, a maior capacidade de sucção também é recomendada se você usa muito a cozinha.

Quanto aos filtros, o mais indicado é o depurador com dupla filtragem. Ou seja, que além da manta metálica, possua também o filtro de carvão ativado. Por que, esses modelos também são capazes de eliminar odores, fumaça e a gordura que impregna as paredes.

E não se esqueça de observar a voltagem do seu depurador de ar. Afinal, nem todos os modelos são bivolts. Então, se você comprar a voltagem errada não conseguirá usar o aparelho.

3. O que devo saber antes de comprar um depurador de ar? A manutenção do sistema de filtragem

É recomendado que antes de escolher o seu depurador de ar você conheça todo o sistema de filtragem do aparelho. Portanto, pesquise a respeito e converse bem com o vendedor.

Isso é importante porque esses aparelhos requerem manutenção. Em alguns casos, é possível lavar o filtro de alumínio, mas em outros é necessária uma troca periódica. Por exemplo, de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses, a depender do tipo de filtro.

O filtro de carvão ativado também precisa ser trocado regularmente. Então, é importante que você conheça os detalhes para que possa fazer a manutenção depois. Ou contar com um profissional, se não se sentir capaz.

Dicas finais 

Lembre-se que existem quatro tipos de depurador de ar: de embutir, Slim, coifa e o depurador retrátil. Cada um deles é indicado para necessidades diferentes. Por exemplo, o depurador de embutir é ótimo para cozinhas planejadas.

Já o modelo em forma de coifa se assemelha muito a uma coifa verdadeira, mas continua sendo apenas um depurador. Vale a pena prestar atenção nesses detalhes.

Tirou suas dúvidas sobre o que devo saber antes de comprar um depurador de ar? Deixe seu comentário!

Comentários
Assista ao vídeo