Viver - Saúde

Você sabe o que é o turismo médico?

10 de Dezembro de 2022

Dr. Josué Montedonio explica que a prática é cada vez mais frequente no Brasil 

Nos últimos anos verificou-se o aumento da prática de turismo médico, que é o deslocamento de um paciente para realizar procedimento médico em outro país. De acordo com o MTA, Medical Tourism Association, o Brasil está no top 2 “Medical Tourism destination in the world”.

Segundo o Dr. Josué Montedonio, cirurgião plástico referência no litoral de São Paulo, o turismo médico era inicialmente realizado por pacientes em busca de tratamentos não disponíveis no seu país, mas que nos últimos anos passou a ser comum a busca por tratamentos em países onde o custo é menor, como o Brasil.

Além da questão financeira, Dr. Josué conta que a reputação dos cirurgiões-plásticos brasileiros é bem consolidada mundialmente, o que acaba atraindo pacientes de outros países.

Quando analisa as principais dificuldades em relação ao turismo médico, o cirurgião explica que as barreiras culturais, como o idioma e os preços absurdamente baixos devem ser levados em consideração pelo paciente.

Outro ponto citado pelo médico é que a procura costuma ser mais comum durante o verão brasileiro, inverno no hemisfério norte. “Eles aproveitam a temperatura mais amena nos seus países, que garante um pós-cirúrgico mais confortável", explica.

Quanto à recuperação e viagens pós cirurgia, o Dr. Josué afirma que a recomendação é de pelo aguardar pelo menos trinta dias para viagens de avião após procedimentos cirúrgicos maiores.

"Em voos longos a hidratação e movimentação são essenciais, além do uso da meia elástica e medicações que devem ser tomadas antes do voo, para evitar principalmente trombose”, explica o Dr sobre os cuidados durante a viagem.

O cirurgião da clínica AudiMontedonio finaliza comentando que o prazo de trinta dias garante que o médico acompanhe de perto as principais complicações e após esse período o acompanhamento pode ser realizado a distância, por meio de vídeo consultas. De acordo com ele, a globalização e avanços tecnológicos garantem um acompanhamento de qualidade mesmo a distância, se atentando apenas para questões culturais, como idioma, que podem dificultar a comunicação.

Além disso, o Dr. Josué reafirma que essa prática requer muita cautela por parte do paciente, que deve fazer uma investigação profunda do profissional que deseja realizar a cirurgia, verificando credenciais, relatos e diferenciais. O preço não deve ser o único fator considerado.

Sobre

O Dr. Josué Montedonio Nascimento possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2004). É sócio da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, membro da Federación Latino Americana de Quemaduras, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgeons. Atualmente é sócio na Clínica AudiMontedonio

Comentários
Assista ao vídeo