Cultura - Viagem

5 dicas importantes para motoristas que vão viajar no fim do ano

7 de Dezembro de 2022

Entre elas, estão a instalação das tags de pedágio, que podem ajudar a diminuir o tempo no trânsito, e a revisão dos veículos

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas se preparam para viajar de carro. E, na hora de encarar a estrada, planejamento e alguns cuidados podem fazer a diferença, tanto para não pegar muito trânsito quanto para evitar acidentes. 

“No fim do ano, muitas pessoas enfrentam congestionamento até chegarem aos seus destinos. Assim, quem opta por tags de pedágio para reduzir o tempo nas estradas já sai na frente”, afirma André Brunetta, CEO de Zul+, aplicativo criado para facilitar a vida de quem dirige. “Outro ponto importante é nunca esquecer das revisões dos veículos para garantir que todos cheguem em segurança”, completa Brunetta.

O aplicativo Zul+ criou quatro dicas essenciais para ajudar os motoristas a curtirem a viagem sem imprevistos. Confira:

1- Planeje a viagem

Se possível, escolha um horário em que o fluxo de veículos seja menor para fazer a viagem. Com um grande número de carros nas rodovias, mais congestionamentos e, consequentemente, mais estresse. Antes de sair de casa, verifique em aplicativos de navegação qual o trajeto ideal para chegar ao seu destino. Os apps sugerem as melhores opções de acordo com o trânsito naquele momento.

2- Check-up do carro

Fazer a revisão do veículo é fundamental para uma viagem segura. O Zul+ te ajuda a encontrar as concessionárias mais próximas, além de mostrar um histórico de revisões feitas dos automóveis cadastrados no aplicativo. Verifique a condição dos freios e dos pneus (inclusive do estepe, macaco e chave de roda), o funcionamento dos faróis e luzes de freio e os níveis de óleo e da água do radiador. E não esqueça das palhetas do limpador de parabrisa, que ressecam com o tempo e assim prejudicam a visibilidade na chuva, comum nessa época do ano.

3- Confira se a documentação está em dia

É importante checar se a documentação do veículo está regularizada e se tributos como IPVA e multas estão quitados. Dirigir sem a regularização do licenciamento pode acarretar em infração e até na apreensão do carro. E se tem uma hora que ninguém quer essa “dor de cabeça” é durante as férias. Pelo aplicativo Zul+ é possível checar se tudo está em dia, além de pagar as taxas pendentes com poucos cliques no celular.

4- Segurança no interior do veículo

Mais do que uma exigência da legislação de trânsito, o uso correto do cinto de segurança é fundamental para garantir a tranquilidade de todos os ocupantes do veículo. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em caso de acidentes, o equipamento evita o risco de lesões em até 70% e o de mortes em 40%.

Além disso, as crianças devem ser acomodadas nos equipamentos de segurança adequados. Altura, peso, idade e data de validade são fatores a serem avaliados no momento da compra e utilização desses  equipamentos. Todos eles devem passar por inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ou seja, utilize somente aqueles que possuem tal certificação.

  • Bebê conforto: crianças de 0 a 1 ano ou com peso inferior a 13 quilos;
  • Cadeirinha: de 1 a 4 anos ou até 18 quilos;
  • Assento de elevação: crianças de 4 a 7 anos e meio ou com até 1,45m de altura e 36kg;
  • Banco traseiro com cinto: entre 7 e meio e 10 anos e quem já atingiu 1,45m.

5- Evite filas em pedágios com as “tags”

Ganhar tempo durante as viagens e chegar logo ao destino é o sonho de quem viaja. Afinal, assim sobra mais tempo para a diversão e o descanso. Uma saída para driblar o trânsito nas estradas é instalar a tag de pedágio Zul+, que não cobra mensalidade, apenas uma taxa a cada recarga. E, para carregá-la, existem as seguintes opções: PIX, Apple Pay, Google Pay, cartões de débito e crédito e boleto.

Comentários
Assista ao vídeo