Viver - Esporte

Beach tennis: tudo o que você precisa saber sobre essa nova modalidade do esporte

6 de Dezembro de 2022

Para algumas pessoas, sol e areia são sinônimos de praia e relaxamento. Mas para os fãs desse esporte hoje, a combinação já tem outro significado.

Nascido na Itália, o Beach Tennis está crescendo a cada dia no Brasil e, na mesma velocidade, a construção de quadras. Muitos condomínios, clubes, academias e proprietários de casas já destinam uma parcela do seu espaço ao esporte.

Modelo Tatiana Lara Nunes | Foto: Divulgação

Novos torneios organizados por todo o território nacional estão acolhendo atletas profissionais e amadores todos os finais de semana, movimentando vários patrocinadores importantes. Através disso, vários brasileiros estão ganhando reconhecimento e destaque internacional como no caso da, paulistana de 39 anos, modelo Tatiana Lara Nunes que desbancou várias jogadoras de beach tennis internacionais e foi eleita miss beach tennis world, hoje a sua beleza estampa as fotos publicitárias da marca italiana Sandevers  que pode ser encontrada em todas as lojas da Decatlohn, junto com ela atletas de peso como a nossa brasileira número 5 do ranking Rafaela Miller.

O que é o esporte?

O Beach Tennis é um esporte que pode ser praticado individualmente ou em equipes de dois em quadras de saibro com raquetes, bolas e redes. O objetivo é levar a bola por cima da rede para o outro lado com um toque sem deixá-la cair do seu lado do campo.

Considerada uma mistura de vários estilos, a modalidade chegou ao Rio de Janeiro em 2008 e virou febre nas praias. Você pode praticar em qualquer cidade com uma quadra de areia.

Foto: Divulgação

Como jogar

O Beach Tennis é um jogo simples para muitas pessoas porque suas regras principais são simples. Mas, olhando o esporte, é importante estar atento à técnica e à postura corretas, não apenas para a prática esportiva, mas para quem quer assistir a modalidade ou disputar campeonatos, mesmo que seja iniciante.

Existe uma forma correta de segurar a raquete, esperar o saque, bater na bola, correr na quadra e acertar o saque. Por isso, é importante contar com bons professores que acompanhem os alunos nesse processo de aprendizagem.

Pontuação

A contagem de pontos no beach tennis é muito semelhante ao tênis tradicional. Os jogos são determinados pela contagem de games e sets. Cada jogo consiste em 4 pontos, contados da seguinte forma:

Primeiro ponto: no placar vai de 0 para 15;

Segundo ponto: no placar vai de 15 para 30;

Terceiro ponto: no placar vai de 30 para 40;

Quarto ponto: vence um game.

O vencedor do set é o primeiro jogador ou dupla a vencer seis games, com dois games de diferença sobre o adversário. Um jogo é ganho ao vencer 2 dos 3 sets em disputa. Ressaltando, que, no set de desempate, o chamado tie-break, vence quem fizer sete pontos primeiro, com dois pontos de diferença.

Quais são os benefícios do beach tennis

O beach tennis promove a saúde física e mental. Como em qualquer esporte, melhora o condicionamento físico, a resiliência, o foco, ajuda na perda de peso e reduz o estresse.

Se você acha que o jogo é brincadeira de criança, tente andar na areia e procurar a bola. O esforço necessário é significativamente maior em comparação com atividades em terreno plano. Por outro lado, algumas pessoas acham muito relaxante praticar o bech tennis. Outra coisa interessante é que a vibe da praia costuma se estender além do jogo. Muitas arenas que abrigam quadras de areia também oferecem espaços para se socializar com mesas e serviço de bar. É muito comum alugar uma quadra, praticar nos dias de folga e transformá-la em um programa de final de semana.

Para quem quer se desafiar, o beach tennis é um esporte com várias opções de campeonatos em diferentes níveis de habilidade. Portanto, vale a pena jogar e participar de competições mesmo para iniciantes.

Destaque

Melhor ranking 150 do mundo, José Luíz santos da silva conhecido como Ze Luís do bordão: "fala pessuaaaaaal", ele também é professor de beach tennis, um dos pioneiros no esporte em São Paulo, hoje está na Arena XP - Posto 011. Patrocinado pela Decathlon - Sandever, Benevix e Nanoborytech.

Comentários
Assista ao vídeo