Viver - Saúde

Menopausa sem stress: 101 perguntas e respostas sobre menopausa e reposição hormonal

1 de Dezembro de 2022

Entre alguns sintomas estão irritabilidade e alteração do sono. Entenda como a menopausa começa a se manifestar

Divulgação - Literare Books International

Há uma certeza: a menopausa não é para os fracos. São muitas mudanças em vários aspectos: hormonais, emocionais e físicos. E, às vezes, tudo acontece muito rápido. A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde. Apesar das dificuldades, esse processo é um período importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Fazem parte ainda outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor. 

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre menopausa e reposição hormonal, a médica ginecologista Dra. Luciana Melo escreveu o livro “Menopausa sem stress: 101 perguntas e respostas sobre menopausa e reposição hormonal”, publicado pela Literare Books International para mulheres que estão passando por essa fase tão complexa.

Segundo a ginecologista, a finalidade da obra é que a leitora tenha um guia de consulta quando as questões aparecerem. “Como sou ginecologista, muitas pessoas acham que essa transição foi fácil para mim. Não se enganem: eu quase enlouqueci. E agora eu, ‘menopausada’ há quase cinco anos, percebi que é muito importante compartilhar experiências e dividir conhecimento para ajudar outras mulheres a passarem por essa fase sem enlouquecer”, completa.

Dentre os temas abordados estão: O que é climatério?  Com que idade a mulher costuma “entrar” na menopausa? Demoro a começar a dormir e acordo várias vezes à noite. O que fazer? A menopausa acaba algum dia? Não tenho mais desejo nem pelo meu marido nem por nenhum outro homem. Será que eu fiquei “fria”? Tem solução? É verdade que o ressecamento vaginal pode provocar candidíase e vaginose? Por que os triglicerídeos aumentam com a menopausa? O que preciso fazer para iniciar a reposição hormonal?

SOBRE A AUTORA

Luciana Melo – Formada pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1998. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no HRS SES-DF. Cursos de Implantes Hormonais absorvíveis e não-absorvíveis. Curso de Cosmetoginecologia Estética e Funcional Genital feminina IPG.

Mais informações
Menopausa sem stress: 101 perguntas e respostas sobre menopausa e reposição hormonal
Autora: Luciana Melo
Editora: Literare Books International
Formato: 14 x 21 cm - 1ª edição – 178 páginas – 2022
Categoria: Não ficção
ISBN do físico: 9786559224388
ISBN do digital: 978655922419
Amazon: https://amzn.to/3ApDV56
E-book: https://amzn.to/3wubyBL

Comentários
Assista ao vídeo