Notícias - Autoridades

Em São Paulo, juíza Ruth Menegatti recebe Medalha do Mérito Comunitário pela Polícia Militar

30 de Novembro de 2022

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (30/11) no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), no bairro Bom Retiro, na capital paulista, a juíza de direito da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, recebeu a “Medalha do Mérito Comunitário”, outorgada pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Na cidade de São Paulo a juíza Ruth Menegatti recebeu a Medalha do Mérito Comunitário | Foto: Cedida

A honraria foi instituída em 2000 pelo então governador Mário Covas, por meio do Decreto Estadual Nº 45.214. A iniciativa reconhece e premia personalidades civis ou militares, policiais militares e entidades públicas ou particulares que, por sua atuação excepcional, destacam-se em ações comunitárias, apoiando e valorizando as atividades da Polícia Militar paulista.

A medalha é conferida, aos homenageados, após deliberação da Comissão de Outorga, conforme parâmetros estabelecidos no Decreto. “Em 2022, a Comissão de Outorga dessa honraria selecionou Vossa Senhoria, em virtude de seu destacado histórico de excelentes serviços prestados à comunidade”, diz o comunicado oficial recebido pela juíza no início de novembro.

Juíza recebe a Medalha do Mérito Comunitário | Foto: Cedida

Na cerimônia, o major PM Júlio Marcelo Romagnoli, subcomandante do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior (25º BPM/I), sediado em Dracena, representou institucionalmente a estrutura regional da PM e afixou a medalha na vestimenta da magistrada homenageada. A medalha foi entregue acompanhada do respectivo diploma.

Trajetória

A juíza Ruth Duarte está há 14 anos em Adamantina. É titular da 3ª Vara e diretora do Fórum local, com atuação de destaque dentro e fora dos espaços do Poder Judiciário.

A magistrada tem liderado importantes mobilizações comunitárias, entre as quais a iniciativa que desencadeou a revitalização da atual clínica Pai Nosso Lar, onde se tornou “Madrinha Emérita”. A homenageada atua ainda com destaque na mobilização educacional; em ações de combate à violência familiar, em especial a mulheres e crianças; em iniciativas de promoção da paz; como também na valorização profissional em diferentes áreas; e causas ligadas à proteção e defesa aos animais.

Juíza recebe a Medalha do Mérito Comunitário. Major PM Júlio Romagnoli faz a afixação da honraria | Foto: Cedida 

Em suas diferentes atuações, promove e fortalece o diálogo institucional e parcerias com as demais organizações do poder público, da sociedade civil e do sistema de segurança pública, como as polícias Militar e Civil.

Sua biografia endossou a concessão do título de “Cidadã Adamantinense”, em 2019, conferido pela Câmara Municipal de Adamantina.

Outras duas honrarias militares

Em 2017 a juíza Ruth Menegatti foi condecorada com a “Medalha Regente Feijó”, conferida pela Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A honraria foi instituída com o objetivo de homenagear personalidades civis e militares e instituições públicas ou privadas que tenham colaborado com os trabalhos da Polícia Militar, em apoio ao Judiciário Paulista, e foi conferida a inúmeras autoridades de peso do Estado de São Paulo, como governadores, presidentes de tribunais, secretários de estado, desembargadores e juízes.

Juíza exibe a Medalha do Mérito Comunitário | Foto: Cedida

Depois, em 2018, a magistrada foi condecorada pela Polícia Militar paulista com a “Medalha Brigadeiro Tobias”. A condecoração especial foi instituída pelo Decreto Estadual Nº 45.648, de 7 de dezembro de 1965, destinada a homenagear personalidades civis e militares que, em razão de suas atividades, têm prestado à instituição preciosa colaboração no desempenho de suas funções na estrutura da segurança pública.

Comentários
Assista ao vídeo