Viver - Saúde

Verão X Cirurgia-Plástica: Cirurgião plástico aponta quais os cuidados necessários durante a estação

30 de Novembro de 2022

O desejo de realizar uma cirurgia plástica vem acompanhado de diversas dúvidas e incertezas. Cada procedimento possui suas peculiaridades e cuidados necessários, mas o fator externo também interfere no pós-cirúrgico. O Dr. Josué Montedonio, cirurgião plástico referência no Litoral de São Paulo explica quais são os cuidados que devem ser tomados ao realizar uma cirurgia no verão.

Foto: Divulgação/ Unplash

É importante reforçar, antes de tudo, que a melhor época para realizar uma cirurgia-plástica é quando você terá tempo para se recuperar e cuidar adequadamente do pós cirúrgico” explica o cirurgião.

No entanto, o médico explica que o inverno acaba sendo um período mais confortável, pois dependendo do procedimento você terá que usar cinta modeladora ou meia elástica, que atrelados ao calor podem colaborar com o inchaço, que é comum em alguns procedimentos.

Além disso, o cirurgião da clínica AudiMontedonio afirma que o mais importante é evitar exposição direta ao sol durante pelo menos durante 90 dias após a cirurgia, e que no verão esse é um desafio maior, por conta das temperaturas mais altas e a exposição solar que é mais agressiva.

Após esse período evitar caso haja a necessidade de exposição, o paciente deve se munir de óculos, chapéus e protetor acima de 50 UV. “O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento e manchas cutâneas” explica.

Segundo ele, o ferro presente na composição do sangue atrelado a uma exposição solar aumenta o risco de escurecer a cicatriz e manchar a pele, principalmente em cirurgias faciais e lipoaspiração.

Dr. Josué ainda aponta que a tecnologia hoje evoluiu muito e que isso colabora com a recuperação independente da estação. “Temos hoje cirurgias de mama que apresentam recuperação em 24h e tecnologias como Bodytite e Morpheus que apresentam resultados mais imediatos e pouco invasivos

O Dr. finaliza afirmando novamente que o mais importante ao realizar uma cirurgia plástica é o planejamento, considerando o tempo de recuperação, repouso, drenagens e cuidados gerais, pois esses fatores são o que irá impactar no resultado final.

Sobre o Dr. Josué Montedonio Nascimento

O Dr. Josué Montedonio Nascimento possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2004). É sócio da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, membro da Federación Latino Americana de Quemaduras, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgeons. Atualmente é sócio na Clínica AudiMontedonio

Comentários
Assista ao vídeo