Programas -

Conheça os principais tipos de canteiros de obras

29 de Novembro de 2022

Antes de recorrer ao aluguel de máquinas para o setor de construção civil, é fundamental saber quais são os tipos de canteiros de obras. Afinal de contas, cada projeto arquitetônico é único, seja para construção, reforma, ou outro processo relativo a esta área.

Foto: Divulgação/ Pixabay

Dessa forma, veja a seguir quais são os principais tipos de canteiros de obras e como diferenciar cada um. Este tipo de classificação é estabelecido de acordo com a Norma Regulamentadora 18, focada na indústria de construção. Além disso, saiba também de que forma o serviço de aluguel de máquinas pode ajudar em cada um deles.

Como é a classificação dos tipos de canteiros de obras

Em primeiro lugar, independentemente do tipo de canteiro de obras, há um tipo de classificação para este ambiente de trabalho. Assim, trata-se de um espaço de trabalho fixo e temporário, composto por partes operacionais e organizacionais.

É importante ter este tipo de classificação em mente, uma vez que ele auxilia algumas questões operacionais importantes. Entre elas se destacam, por exemplo:

  • Agilidade para o encaminhamento da obra de acordo com seu cronograma;
  • Planejamento de questões logísticas e de armazenamento de materiais e ferramentas;
  • Além disso, automatização da obra e aumento da produtividade de seus profissionais.

Com essas informações em mente, veja a seguir como se classificam os canteiros de obras.

Canteiro linear

Trata-se de um espaço limitado, com acesso restrito aos seus profissionais. Esse tipo de canteiro tem apenas uma dimensão, no sentido de agilizar construções e reformas. Entre os projetos arquitetônicos que se enquadram nesta categoria se enquadram, por exemplo, rodovias, redes de gás e de energia e ferrovias, entre outras.

Canteiro restrito

Esta classificação se destina a obras que ocupam um determinado espaço de um terreno, ou mesmo toda a sua área. Trata-se de um espaço comum para a construção de casas, prédios e estabelecimentos comerciais em geral. São espaços bastante comuns em áreas centrais e também residenciais de grandes cidades.

Canteiro amplo

Por fim, este tipo de canteiro é realizado em grandes áreas, com vários quilômetros de extensão. Porém, apenas uma parcela desses espaços são ocupados. Como exemplo deste tipo de obra se destacam, por exemplo, pavilhões e indústrias de grande porte. Nestes locais há grandes áreas dedicadas para acomodação de funcionários e armazenamento de materiais.

Aluguel de máquinas em canteiros de obras

Agora você já tem claro quais os tipos de canteiro de obras. Mas é claro que o planejamento para cada um deles requer organização e cuidados específicos, inclusive com as ferramentas e maquinário utilizados. Neste sentido, o aluguel de máquinas é uma área estratégica importante.

Empresas especializadas neste tipo de serviço dispõe de uma série de máquinas e equipamentos específicos para a construção civil. Assim sendo, elas são ideais para obras pontuais e que necessitam de ferramentas altamente especializadas.

Seja qual for o tipo ou tamanho de um canteiro de obras, existem equipamentos indispensáveis para o seu trabalho. Neste sentido, o aluguel de máquinas pode fornecer este tipo de item, que incluem por exemplo:

  • Andaimes;
  • Betoneiras;
  • Bombas d’água;
  • Geradores de energia;
  • Ferramentas elétricas;
  • Instrumentos de corte;
  • Entre outros.

Todos estes itens cumprem uma função fundamental em projetos arquitetônicos diversos. E conforme a organização de sua empresa, a relação custo-benefício do aluguel é mais produtiva. Além disso, a empresa de locação também inclui o serviço de manutenção nos equipamentos locados. Assim, é possível economizar ainda mais em seus gastos.

Vale destacar também que máquinas e equipamentos específicos podem ter diferentes tipos de tamanho e forma de funcionamento. Dessa forma, uma empresa especializada no aluguel de obras para construção civil pode oferecer soluções ideais conforme sua demanda. Isto de forma imediata, com equipamentos em excelentes condições de uso.

Considerações finais sobre o assunto

Seja qual for o tipo de canteiro de obras e o maquinário utilizado, qualquer projeto precisa estar em conformidade com a NR 18. Este conjunto de normas específicas para construção civil institui diretrizes de transporte e armazenamento de máquinas e matérias-primas.

Além disso, ela estabelece ainda a obrigatoriedade dos profissionais que trabalham no canteiro de obras usarem equipamentos de segurança (EPI). Para complementá-la, um projeto arquitetônico também deve seguir outras NRS. São elas:

  • NR 12 – que estabelece regras específicas para segurança no funcionamento e operação de máquinas diversas;
  • NR 35 – responsável por instituir diretrizes em prol da integridade física de profissionais que trabalham em altura.

Tenha em vista essas informações ao contar com uma empresa de aluguel de máquinas. Afinal de contas, a empresa contratada precisa estar em conformidade com todas as especificações das normas regulamentadoras.

E claro, também é necessário levar em conta as demais necessidades logísticas e operacionais do seu canteiro de obras. Neste sentido, se basear na classificação e dimensões do espaço de realização de seu trabalho faz toda a diferença. Isto lhe ajudará a compreender as reais necessidades do projeto, para equipamentos, mão de obra e materiais.

Comentários
Assista ao vídeo